Claudia Petri, especialista da área de Formação do Itaú Social, participou do programa Alexandre Garcia, no canal GloboNews, que debateu tanto os desafios da educação a serem enfrentados pela nova gestão presidencial, quanto a relevância da educação para a economia.
A base do debate foram os dados relatório “Education at a Glance”, elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Divulgado em setembro, o estudo aponta que cerca de 14% de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) no Brasil não têm idade adequada para a série que cursam. O índice aumenta para 15% entre estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano).
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Avaliações nacionais
Divulgações recentes contribuem para traçar o cenário da educação no Brasil. Em agosto, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados de 2017 dos dois principais indicadores de qualidade da educação no Brasil: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Os resultados do Saeb 2017 mostram avanços de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. Nas duas áreas do conhecimento, os estudantes apresentam nível 4 de proficiência média, o primeiro nível do conjunto de padrões considerados básicos pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. No 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos atingiram nível 3 de proficiência média em ambas as áreas de conhecimento.
Os dados do Ideb 2017 apontaram que o Brasil segue melhorando o desempenho nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com índices de 5,8 e 4,7, respectivamente. Entretanto, na etapa do 6º ao 9º ano, o país tem se distanciado do cumprimento da meta.
O Saeb mede e avalia a aprendizagem de alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. O Ideb mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro, combinando dados de proficiência (Saeb) e a taxa de aprovação (Censo Escolar). Ambos são realizados a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).