Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Especialista do Itaú Social debate desafios da educação para nova presidência em programa da Globo News

Claudia Petri, especialista da área de Formação do Itaú Social, participou do programa Alexandre Garcia, no canal GloboNews, que debateu tanto os desafios da educação a serem enfrentados pela nova gestão presidencial, quanto a relevância da educação para a economia. 

A base do debate foram os dados relatório “Education at a Glance”, elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Divulgado em setembro, o estudo aponta que cerca de 14% de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) no Brasil não têm idade adequada para a série que cursam. O índice aumenta para 15% entre estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano).

Confira a entrevista completa no site da Globo News, disponível para assinantes da Globo.com e para assinantes de qualquer operadora de TV paga.

Avaliações nacionais

Divulgações recentes contribuem para traçar o cenário da educação no Brasil. Em agosto, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados de 2017 dos dois principais indicadores de qualidade da educação no Brasil: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os resultados do Saeb 2017 mostram avanços de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. Nas duas áreas do conhecimento, os estudantes apresentam nível 4 de proficiência média, o primeiro nível do conjunto de padrões considerados básicos pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. No 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos atingiram nível 3 de proficiência média em ambas as áreas de conhecimento.

Os dados do Ideb 2017 apontaram que o Brasil segue melhorando o desempenho nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com índices de 5,8 e 4,7, respectivamente. Entretanto, na etapa do 6º ao 9º ano, o país tem se distanciado do cumprimento da meta.

O Saeb mede e avalia a aprendizagem de alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. O Ideb mensura o desempenho do sistema educacional brasileiro, combinando dados de proficiência (Saeb) e a taxa de aprovação (Censo Escolar). Ambos são realizados a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).