Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Escrevendo o Futuro oferece materiais e formações sobre o ensino de Língua Portuguesa

A plataforma oferece diversos materiais de apoio sobre gêneros textuais, em alinhamento com proposta da Olimpíada de Língua Portuguesa

 

O portal Escrevendo o Futuro disponibiliza cursos e materiais para apoio e formação de professores e educadores.

Os Cadernos Virtuais trazem orientações para o professor realizar, em sala de aula, a sequência didática que leva os alunos a escrever textos nos gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião, e a produzir um Documentário.

Os cursos on-line e gratuitos seguem as orientações para o ensino do componente de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular, dialogando com as práticas de linguagem: oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica.

Os Percursos Formativos reúnem, em um diagrama interativo, conteúdos sobre o ensino da Língua Portuguesa, organizados em três categorias: escrita, leitura e oralidade. Para começar a explorar, acesse o tutorial de navegação disponível na plataforma.

O espaço Literatura em Movimento foi desenvolvido para abordar o ensino da leitura literária, com o objetivo de auxiliar a prática docente por meio de entrevistas, artigos, reportagens e sugestões de leituras.

A revista Na Ponta do Lápis é mais um dos materiais relacionados à Olimpíada de Língua Portuguesa. Em sua estante virtual há um acervo completo de reflexões e entrevistas exclusivas.

Para esclarecer dúvidas sobre o ensino da leitura e escrita, foi criado o espaço Pergunte à Olímpia, elaborado junto à equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os educadores enviam suas perguntas para a “consultora das letras”, por meio do e-mail escrevendofuturo@cenpec.org.br.

Também estão disponíveis aplicativos e jogos de tabuleiro para apoiar o professor.

Confira outros recursos formativos, como vídeos, banco acadêmico e estudos, neste link.

 

Inscreva-se na Olimpíada de Língua Portuguesa até 13/05
Os materiais e conteúdos estão relacionados à Olimpíada de Língua Portuguesa, que estimula professores a trabalharem os gêneros textuais em sala de aula. As inscrições para a Olimpíada estão abertas até 13/05.

O concurso também faz parte do programa Escrevendo o Futuro, e é fruto de uma parceria entre o Itaú Social e o Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Para mais informações e novidades, acompanhe nossas redes sociais e canais oficiais da Olimpíada:


Canais do Itaú Social
Site: itausocial.org.br
Facebook: /itausocial
Instagram: @itausocial


Canais da Olimpíada de Língua Portuguesa
Site: escrevendoofuturo.org.br/concurso
Facebook: /olimpiadalp.escrevendo.futuro/
Instagram: @olimpiadalp
Twitter: @OlimpiadaLP
Canal no YouTube: OlimpiadaLP