Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Escola Fundação Itaú oferece cursos voltados à promoção da equidade racial

Formações possuem abordagens que valorizam a história e cultura afro-brasileira, e propõem práticas pedagógicas adaptadas para o ambiente escolar


A celebração da Abolição da Escravatura, comemorada em 13 de maio, é, frequentemente, acompanhada por críticas, entre elas a persistente invisibilidade da cultura afro-brasileira. Com o objetivo de reconhecer e valorizar a trajetória da população negra e sua influência na construção da identidade brasileira, a Escola Fundação Itaú disponibiliza o curso gratuito “Projeto Querino na sala de aula”.

A formação é uma adaptação do podcast, livro e reportagens produzidas pelo Projeto Querino nos últimos anos. O conteúdo revisita a história do Brasil a partir de um olhar afrocentrado, ou seja, que valoriza a participação da população afro-brasileira no desenvolvimento do país.

ℹ️ Famílias destacam a necessidade de atividades sobre diversidade racial na escola

Os materiais apresentados pelo curso são uma alternativa para incentivar professores e redes de ensino na promoção de mais atividades escolares relacionadas à equidade racial. A prática contribui para aplicação da lei 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar.

O “Projeto Querino na sala de aula” se soma a outras formações de temáticas semelhantes, todas certificadas e disponíveis gratuitamente na plataforma Escola Fundação Itaú. Entre as opções, estão os cursos “Matemática Antirracista”, com dez horas de duração, “Trilha Formativa de Equidade Racial”, de quatro horas, e o Equidade Étnico-racial na Educação Infantil e nos Anos Finais do Ensino Fundamental”, com 30 horas.

ℹ️ Lei 10.639 completa 20 anos

Além das temáticas raciais, a Escola Fundação Itaú oferece mais de 130 cursos sobre educação, arte e cultura destinados a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos contam com as opções autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. Para acessar, basta se inscrever no site.

Outras inspirações
O acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica foi criado com o objetivo de estimular a realização de atividades escolares que valorizem a história e cultura afro-brasileira. Parte de seus conteúdos é resultado de pesquisas apoiadas pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, uma iniciativa do Itaú Social e Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades). Confira algumas delas:

Aplicativo Educaya
O aplicativo “Educaya” mapeia pontos históricos ligados às comunidades negras e indígenas no território do Cariri Cearense. O conteúdo é construído a partir das memórias dos moradores da Comunidade do Gesso e evidencia a contribuição desses povos na formação cultural da região.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

Livro digital: brincar e descolonizar
O livro digital “Brincar e descolonizar: educar para a equidade” reúne 38 atividades lúdicas  inspiradas nas tradições do Recôncavo Baiano. Todas as brincadeiras apresentadas na obra foram aplicadas nas escolas quilombolas Dorival Passos e José de Aragão Bulcão, localizadas nos municípios de Santo Amaro e São Francisco do Conde. 

Lista de literatura infantil
O “Catálogo com sugestões de livros de Literatura Infantil” traz uma seleção de obras em que a cultura negra é protagonista. Os livros tratam de aspectos ligados à beleza, religiosidade, fauna, flora e brincadeiras de origem africana, escritos em formato de poemas, contos e crônicas. Todos os títulos são de autores nacionais e acompanham uma breve descrição dos enredos.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.