Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Escola Fundação Itaú lança curso sobre matemática antirracista

Formação reconhece que a disciplina possui um papel social, econômico e político que influencia na construção histórica e cultural dos territórios


Em celebração ao Dia Internacional da Matemática (14), a Escola Fundação Itaú lança o curso gratuito “Matemática Antirracista” para os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O conteúdo apresenta estratégias práticas para que docentes utilizem a disciplina no combate às desigualdades, promovendo reflexões sobre como ela pode ser aplicada em políticas públicas e em diferentes contextos sociais.

ℹ️ Professora usa práticas e tradições culturais da comunidade para ensinar matemática

A formação mostra que a matemática, assim como outras produções científicas, não é neutra, portanto, o curso explora o papel social, econômico e político dessa área de conhecimento, registrando-a como parte da construção histórica e cultural. Ao adquirir esse olhar, a disciplina pode se tornar uma ferramenta para enfrentar desigualdades e combater o racismo estrutural.

O curso oferece uma jornada de aprendizagem que combina teoria e prática, incentivando os participantes a revisarem suas percepções e a desenvolverem novas formas de ensino que dialoguem com as realidades de seus estudantes. 

ℹ️ Cursos da Escola Fundação Itaú oferece soluções contra o racismo na escola

Entre os elementos que serão estudados estão a identificação do predomínio eurocêntrico na disciplina; o reconhecimento da contribuição de povos africanos, afrodiaspóricos e indígenas para o desenvolvimento da Matemática; a relação dos conceitos de justiça social e equidade racial com o ensino dessa matéria; entre outros.

Outras experiências
No município de Uberlândia (MG), professores integravam o ensino da matemática com a produção cultural de distintos grupos étnicos do território. Essas experiências foram registradas pelas pesquisadoras Cristiane Coppe e Viviane de Andrade, e estão no livro “Formação de professores: educação matemática antirracista”, disponível no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica

Além de apresentar as iniciativas realizadas no município mineiro, a obra explora formas de tornar o ensino da disciplina mais atrativo por meio da oralidade, ancestralidade, músicas, expressões artísticas e danças típicas da cultura africana, como a Congada.

A iniciativa é resultado da pesquisa “Etnomatemática, Modelagem Matemática e Formação de Professores: possibilidades de implementação da Lei 10.639/03 no Ensino de Matemática”, apoiada pelo Itaú Social e Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica

Escola Fundação Itaú
A Escola da Fundação Itaú é uma plataforma que reúne mais de 130 cursos sobre educação, arte e cultura destinados a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos são gratuitos, certificados e com opções autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. Para acessar, basta se inscrever no site: fundacaoitau.org.br/escola.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.