Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Encontro reúne especialistas brasileiros e mundiais para discutir equidade racial e filantropia

Evento ocorre no dia 30 de agosto e conta com o apoio do Itaú Social


A prática e o conhecimento sobre a comunidade negra será o tema do encontro: “Filantropia e Equidade Racial: desafios e modos de fazer”, que ocorrerá no dia 30 de agosto a partir das 9h30. A iniciativa reunirá especialistas do Brasil e do mundo em equidade racial e faz parte das ações do movimento global “Black Philanthropy Month [Mês da Filantropia Negra]”.

Organizado pela Rede Temática de Equidade Racial, sob a coordenação do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), essa é a segunda edição do evento no Brasil e tem como tema “Força — A urgência do agora! Do sonho à ação”. O encontro é gratuito, ocorre em formato híbrido (presencial e virtual) e para participar basta preencher o formulário disponível no site.

Entre os convidados está a especialista em Educação do Itaú Social, Juliana Yade, que participará do primeiro painel, cujo tema é “Práticas filantrópicas para a equidade racial”. Com ela, estarão a diretora-executiva do PerifaConnection e integrante da Coalizão Negra por Direitos, Thuane Nascimento (Thux), a superintendente da Fundação Tide Setubal, Mariana Almeida; a diretora de Programas do Instituto Ibirapitanga, Iara Rolnik, a diretora de Programas da Fundação Ford, Maira Junqueira, e a assessora de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Mayana Nunes.

Os outros painéis “Ações afirmativas no ensino superior e empregabilidade” e “Democracia e equidade racial e as intersecções com economia, desigualdade e desenvolvimento” terão as presenças da fundadora do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), Cida Bento, da líder do GOYN (Global Opportunity Youth Network), Daniela Saraiva, do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, da gestora de Programas do Instituto Marielle Franco, Marcelle Deconthé, entre outros.

Além do Itaú Social, a Rede Temática de Equidade Racial é composta pelo Instituto Unibanco, Instituto Ibirapitanga, Fundação Tide Setubal, Fundação Roberto Marinho, Open Society Foundation e Ford Foundation.

Mês da Filantropia Negra
O “Black Philanthropy Month” iniciou em 2011 nos Estados Unidos com a Jacqueline Copeland, da The WISE Fund. A iniciativa promove eventos em mais de 40 países e mobiliza cerca de 17 milhões de pessoas. Nas últimas duas edições – 2020 e 2021 – contou com mais de 1,5 mil participantes de 30 nações durante o mês de agosto, além do engajamento de mais de um milhão de pessoas via mídias sociais. A proposta do movimento é de investir em ações concretas para a inclusão social de pessoas negras.

Serviço
Filantropia e Equidade Racial: desafios e modos de fazer
Quando
: 30 de agosto, terça-feira
Horário: das 9h30 às 18 horas
Presencial: Instituto Unibanco – Av. Paulista, 2073, 7º andar, Horsa 2 – São Paulo (SP)
Online: via aplicativo zoom, disponível após inscrição
Inscrição: pelo site da GIFE

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.