Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Encontro reúne 48 Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em São Paulo

Agentes que atuam pela garantia dos direitos em diferentes realidades brasileiras compartilharam conhecimentos e práticas

 

Nos dias 28 e 29 de março, o Itaú Social reuniu membros de 48 Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente na capital paulista. O objetivo do encontro foi aproximar agentes que trabalham pela garantia de direitos do público infanto-juvenil em todo o Brasil, além de apresentar de forma mais aprofundada os pilares de atuação do Itaú Social.

Dos Conselhos presentes, 44 tiveram seus projetos selecionados em 2018 pelo Edital de Apoio aos Fundos da Infância e Adolescência, que utiliza recursos provenientes da destinação do imposto de renda do conglomerado Itaú Unibanco e de seus funcionários.

A programação contou com debates sobre controle social e a participação no Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes (SGDCA); estratégias de combate à evasão escolar; marco regulatório das organizações da sociedade civil; monitoramento e avaliação; potencial de arrecadação municipal e advocacy.

A participação de representantes de diversas localidades permitiu trocar conhecimentos sobre boas práticas de gestão e fortalecer as redes de atuação. O encontro também celebrou a memória e legado Wanderlino Nogueira Neto, um dos idealizadores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).