Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Em apoio aos gestores e equipes técnicas, Polo lança novo curso e atualiza conteúdos sobre educação na pandemia

Ambiente de formação do Itaú Social disponibiliza cursos rápidos e on-line, com emissão de certificado


Com o objetivo de apoiar gestores educacionais e equipes técnicas de secretarias de educação durante a pandemia, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, lançou o curso Flexibilização Curricular. Além disso, foram atualizados mais dois conteúdos, considerando as necessidades identificadas para o momento atual. 

O curso Flexibilização Curricular aborda as ações necessárias à priorização curricular e o papel dos diferentes atores da rede em uma perspectiva sistêmica. Com carga horária de quatro horas, é possível conferir orientações  para apoiar a flexibilização curricular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental, dando ênfase na continuidade e recuperação de aprendizagens e utilizando referenciais tais como os Mapas de Foco da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e novos instrumentos. 

Um dos cursos atualizados é o de Acolhimento da comunidade escolar, que tem por objetivo explicar as várias dimensões da gestão e do acolhimento. O conteúdo serve de apoio no planejamento de ações de escuta dos diversos atores da comunidade escolar, além de propor atividades que promovam o bem-estar psicossocial de educadores, estudantes e famílias no período de isolamento social e na retomada das aulas presenciais. A atualização aprofundou a discussão sobre o processo de escuta aos diversos atores da educação.

Outro conteúdo reformulado é o Gestão da Rede para o Ensino Híbrido. Nele, são tratados temas como planejamento pedagógico considerando as atividades presenciais e remotas, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a personalização do ensino e o papel ativo dos estudantes e traz como novidade o mapeamento das diferentes estratégias de uso e da disponibilidade de tecnologias pelos diversos atores da rede de ensino.

Os novos conteúdos podem ser acessados nos percursos para dirigentes municipais e equipe; dirigentes estaduais e equipe; e arranjos intermunicipais. Eles estão inseridos na área temática Educação na Pandemia, que reúne mais de 40 ações formativas para apoiar os profissionais de educação. Também estão disponíveis em sua biblioteca estudos que tratam sobre os reflexos do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes brasileiros e outras centenas de arquivos da área da educação.

O Polo

O objetivo do Polo é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. Suas formações são de curta duração, gratuitas e estão organizadas em cinco áreas temáticas: Educação na Pandemia, Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação, e Multiletramentos.