Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Educação na pandemia: relação família-escola é tema de novo curso do Polo

Formações e conteúdos auxiliam secretarias municipais e estaduais, consórcios e arranjos de desenvolvimento a reorganizar processos


A área temática Educação na Pandemia, disponível no Polo, ganhou um novo conteúdo: o curso “Relação família-escola”. O intuito é apoiar os dirigentes municipais e suas equipes no  planejamento de ações sólidas de fortalecimento da relação das famílias com as escolas, mesmo em tempos de distanciamento social.

Além disso, a área temática passou por uma reformulação em alguns dos conteúdos já produzidos. Os cursos atualizados são:

Prestação de contas: apoiar os dirigentes municipais e suas equipes durante o período da pandemia, esclarecendo sobre resoluções, regras e prazos que precisam ser observados para a prestação de contas de programas federais e sobre a manutenção das relações com os diferentes conselhos municipais;

Alimentação escolar: orientar sobre a legislação, as estratégias e as precauções necessárias para organizar e efetivar o fornecimento da alimentação escolar no município durante a paralisação das aulas presenciais e recomendações para a volta às aulas com segurança, nos locais onde essa situação for possível;

Transporte escolar: auxiliar as secretarias municipais de educação no planejamento e na gestão do transporte escolar, em suas diferentes modalidades de contratação, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) em um processo de retorno às atividades presenciais.

Materiais para apoio
Pensando no suporte às redes nesse momento de planejamento, foram criados vídeos tutoriais para auxiliar no uso dos principais instrumentos presentes nos cursos de: atividades pedagógicas não presenciais; reabertura das escolas e atividades pedagógicas; retomada das atividades com foco na equidade; e acolhimento da comunidade escolar.

Todos estes conteúdos estão disponíveis na área temática Educação na Pandemia, inseridos nos percursos de gestão da educação para arranjos intermunicipais, dirigentes estaduais e equipe e dirigentes municipais e equipe. 

Melhoria da Educação
A organização do conteúdo teve como base a experiência do Itaú Social com o programa Melhoria da Educação, que proporciona formação continuada às equipes de secretarias de educação, por meio de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas.