Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Educação 360 reúne pensadores nacionais e internacionais para discutir experiências e futuro do sistema educacional

Evento conta com as participações da gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Patricia Mota Guedes, e da pesquisadora Vanderléia Reis, contemplada no Edital Equidade Racial na Educação Básica


Promovido pelos jornais O Globo, Valor Econômico e Extra e com o apoio do Itaú Social, o webinário internacional Educação 360 ocorrerá nos próximos dias 14 e 15 de setembro, das 10h às 18h. O evento, gratuito para toda a sociedade, reunirá pensadores, professores, escritores, estudantes, psicólogos e especialistas do Brasil e do mundo. 

Confira aqui a programação

Durante o webinário, serão discutidas questões como a educação após a retomada das aulas presenciais, o novo ensino médio, o uso de tecnologias digitais por professores, o racismo no contexto escolar e o legado do pensador Paulo Freire no século 21. 

A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Patricia Mota Guedes, participará do painel “Compartilhando lições: o que sabemos sobre o impacto da pandemia na educação”, no dia 15, às 16h30. A mesa também contará com a participação do diretor-executivo do Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho. 

Contemplada no Edital Equidade Racial na Educação Básica, a pesquisadora Vanderléia Reis comporá a mesa “A escola tem cor? Racismo sistêmico na educação”, também no dia 15, às 11 horas. Junto com ela, estarão os professores Julio Tavares (Universidade Federal Fluminense) e Kelly Quirino (Universidade de Brasília) e o ativista Samuel Emílio.

“O Educação 360 Internacional tem conduzido, há quase uma década, debates a respeito da qualidade do ensino no Brasil. Com a participação de especialistas internacionais e de quem faz acontecer a educação, o evento compartilha o esforço daqueles que estão trabalhando para um mundo educado com mais equidade. Em tempos em que opiniões e crenças se sobrepõem à ciência, justamente enquanto sofremos impactos de uma pandemia global, o encontro se torna ainda mais necessário. Juntos, vamos buscar os caminhos para retomar o aprendizado e promover a educação integral de nossas crianças, jovens e adolescentes, contemplando as necessidades cognitivas, mas também físicas, sociais e emocionais.”, diz a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.