Nos dias 9 e 10 de outubro, quarta e quinta-feira, 20 professores da rede pública de Mato Grosso do Sul participam do curso sobre Inteligência Artificial na Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), em Campo Grande (MS). A iniciativa, do Itaú Social, fornece orientações sobre o uso de tecnologias no contexto escolar.
Os participantes compõem um grupo de formadores da Fadeb, responsáveis por capacitar profissionais de educação em todo o estado. O objetivo é que esses professores compartilhem as práticas pedagógicas digitais aprendidas no curso com educadores de toda a rede de ensino de Mato Grosso do Sul.
ℹ️ Abordagem interdisciplinar no Rio de Janeiro estimula o uso de tecnologia
A formação foi elaborada em parceria com o ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade) e enfatiza a importância do uso responsável das ferramentas digitais. Em breve, o conteúdo do curso estará disponível gratuitamente para professores de todo o Brasil na nova plataforma de estudo da Fundação Itaú.
A utilização pedagógica da tecnologia é uma das principais exigências para garantir a qualidade de ensino, como apontou a 10ª onda da pesquisa “Educação na Perspectiva dos Estudantes e suas Famílias”. Ao todo, 21% dos responsáveis por alunos destacaram como prioridade a ampliação do uso das ferramentas digitais nas escolas, mesmo índice da oferta de mais oportunidades de capacitação para docentes e da promoção de programas de reforço e recuperação aos estudantes.
ℹ️ Educador Gláucio Ramos explica importância do uso responsável da tecnologia na escola
O uso das novas tecnologias nas práticas educativas e culturais também foi tema do seminário da Fundação Itaú, “Inteligência Artificial em Educação e Cultura: Estratégias para combater desigualdades”. As conversas contaram com especialistas nacionais e internacionais, como Juana Kweitel, vice-presidente do programa Global Luminate; Paulo Blikstein, professor da Universidade de Columbia (Estados Unidos); e Renata Mielli, coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil. O evento pode ser assistido pelo canal de YouTube do Itaú Cultural.