De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura, publicada em 2020, o número de leitores caiu 4,6 milhões, quando comparado ao último levantamento (2015). Segundo o estudo, esse público prefere usar o tempo livre para assistir televisão, usar a internet e escutar música. Diante dessa realidade adversa, diversas entidades se mobilizaram para voltar a estimular o hábito da leitura e criaram o “Dia Internacional da Doação de Livros”, celebrado em 14 de fevereiro.
Há mais de dez anos o “Leia com uma criança”, do Itaú Social, vem disseminando o acesso à literatura para despertar o interesse dos mais jovens na leitura. Essa iniciativa foi reconhecida em 2019, conquistando o primeiro Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Ao longo dessa história, mais de 63 milhões de títulos infantis foram distribuídos direta ou indiretamente.
Entre as OSC’s (organizações da sociedade civil) que receberam parte desses livros está a Associação Amigos de Maria, do município de Campo Grande (MS). Ela promove diversas ações direcionadas a 120 famílias no território, como por exemplo, de incentivo à literatura, como conta Flávia Vieira, assistente social da instituição.
“No começo de 2022 desenvolvemos um projeto chamado Viajantes da Leitura, que tinha o propósito identificar crianças e adolescentes com dificuldades de leitura. Para apoiá-los com essa adversidade, promovemos oficinas, teatros e mediação de leitura, além de confeccionar uma ‘mala’ para que eles levassem os livros para casa e compartilhassem a leitura como os familiares”, lembra Flávia.
Com a chegada dos livros da última edição do “Leia com uma criança”, a organização conseguiu ampliar esse projeto para todas famílias atendidas pela associação, além de promover atividades literárias com os moradores do entorno.
Outra iniciativa beneficiada pelo programa foi a Academia Cariaciquense de Letras, de Cariaciquense (ES). Desde 2018, a iniciativa se dedica, exclusivamente, na formação de novos leitores e escritores. “A Academia surgiu para se tornar a referência de acesso à literatura em nossa cidade. Já promovemos concursos literários em locais públicos, oficinas com mediação de leitura em escolas e lançamentos de livros dos escritores iniciantes”, explica Marcos Bubach, um dos fundadores da organização.
Campanha 2023
Para este ano, o programa selecionará duas obras infantis para realizar uma nova campanha de distribuição. Diferente das duas últimas edições, os temas dos livros são livres, usando como critério de seleção escritores e ilustradores nascidos e residentes em países da latino-americanos.
Programa “Leia com uma criança”
Iniciado em 2010, o “Leia com uma criança” (antes chamado de Leia para uma Criança) foi criado com o objetivo de incentivar a leitura do adulto para e com a criança, enquanto uma oportunidade de fortalecer o vínculo e a participação ativa na educação desde a primeira infância.