Neste Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, o Itaú Social destaca que o Polo, ambiente de formação, disponibiliza o percurso formativo Leitura e Escrita, composto por quatro cursos sobre o tema. O conteúdo é gratuito e aborda dicas de como incentivar a mediação de leitura impressa e digital entre crianças, adolescentes e jovens com familiares e educadores.
As formações são destinadas a gestores escolares, professores, equipe pedagógica de organizações da sociedade civil e familiares interessados no assunto. Confira quais são os cursos e suas finalidades:
Leitura para bebês: contribuir para que educadores promovam situações em que bebês e crianças pequenas explorem os livros livremente, possibilitando que desenvolvam o interesse pela leitura e a habilidade de escuta. O curso tem carga horária de dez horas e foi produzido em parceria com a Nova Escola.
Infâncias e leituras: promover a reflexão sobre literatura e leitura para as crianças, como a criação de vínculo e acesso à cultura e à educação desde a primeira infância, além de orientar sobre práticas de mediação de leitura e critérios de seleção de publicações para uma biblioteca. O curso tem carga horária de 20 horas e foi produzido em parceria com o Laboratorio Emilia de Formación.
Mediação de leitura para a juventude: apoiar o trabalho de mediadores na implementação de ações de promoção da leitura para jovens, fortalecendo a mediação que promove e reconhece o protagonismo juvenil. O curso tem carga horária de dez horas e foi produzido em colaboração com o Laboratorio Emilia de Formación.
Mediação de literatura infantil digital: apresentar a literatura infantil digital, com seus desafios e potenciais, preparando adultos para identificar, selecionar e mediar obras digitais para crianças. O curso tem carga horária de quatro horas.
ℹ️ Iniciativas ampliam acesso à leitura de crianças e adolescentes
O percurso também disponibiliza ao cursista materiais de apoio, como artigos, estudos e entrevistas com especialistas em literatura, que servem como complemento ao conteúdo das formações.
Benefícios
As abordagens também apresentam benefícios que acompanharão as crianças até a idade adulta, como mostra a avaliação do Itaú Social. Alguns desses exemplos são: o desenvolvimento da compreensão do mundo, o melhor desempenho cognitivo e o impacto no nível socioeconômico.
Essas características são ressaltadas pelo estudo “O cérebro no mundo digital: Os desafios da leitura na nossa era”, produzido pela neurocientista Maryanne Wolf. “A neurociência me deu a oportunidade de estudar como o cérebro aprende a ler. É a ciência que me leva a ajudar professores, cidadãos, formuladores de políticas e jornalistas a enxergar a inacreditável contribuição que a leitura é capaz de dar ao cérebro”, ressalta a especialista
ℹ️ Confira a entrevista da neurocientista Maryanne Wolf
Polo
Além das formações gratuitas e certificadas, o Polo também disponibiliza um acervo de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias. Conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores do setor, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação. Em agosto de 2022, recebeu a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.