Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Dia Nacional do Livro: conheça as ações de incentivo à leitura do do Itaú Social

Iniciativas envolvem distribuição de livros, cursos de mediação de leitura, apoio a bibliotecas comunitárias, além de blog e podcast sobre literatura

 

O Itaú Social acredita que o hábito da leitura auxilia na melhoria da aprendizagem e contribui para o desenvolvimento integral, sobretudo de crianças e adolescentes. Na ocasião do Dia Nacional do Livro (29 de outubro), destacamos as ações de incentivo à leitura, voltadas tanto para professores quanto para o público em geral. 

 

Curso disponível no Polo é voltado para mediação de leitura. Foto: Serjão Carvalho/Itaú Social

 

  1.   Cursos de mediação de leitura

Por meio do Polo, professores, equipes pedagógicas e outros interessados contam com cursos de mediação de leitura. O objetivo é incentivar o hábito do adulto ler para e com a criança como oportunidade de fortalecimento de vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. As formações estão disponíveis no percurso “Leitura, Escrita e Matemática”.

 

  1.   Livros do Leia para uma Criança

O programa oferece uma coleção de obras digitais. São 13 livros, entre eles, O Sétimo Gato, escrito por Luís Fernando Veríssimo e ilustrado por Willian Santiago, Malala – A Menina Que Queria Ir Para a Escola, uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Adriana Carranca e ilustrado por Bruna Assis e Azizi, o Menino Viajante, escrito por Conceição Evaristo, autora homenageada na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, e ilustrado por Cleyton Almeida. 

Também é possível solicitar livros digitais pelo WhatsApp. Basta escrever para o número (11) 98151-1078.

 O programa Leia para uma Criança já distribuiu mais de 54 milhões de livros impressos, incluindo edições em braile e letra expandida. Em 2019, foi lançada a coleção com as obras “Leo e a Baleia” e “O Tupi que você fala”. Como nos anos anteriores, 600 mil kits estão sendo enviados a crianças matriculadas na rede pública de municípios considerados de alta e muito alta vulnerabilidade.

 

  1.   Rede de Bibliotecas Comunitárias

Por meio do programa Prazer em Ler, o Itaú Social apoia a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), que conta com dez redes locais e cerca de 100 bibliotecas comunitárias nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Conheça os endereços neste link

Recentemente, foi inaugurada a primeira biblioteca comunitária construída em uma aldeia indígena: a Itaxi, na aldeia Guarani Mbya Itaxi Mirim, localizada em Paraty (RJ). 

 

  1.   Dinâmicas para o ensino da leitura na escola

Disponível no portal do programa Escrevendo o Futuro, o curso “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” oferece reflexões teóricas e sugestões práticas para os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio que queiram aprimorar dinâmicas para o ensino de leitura.

 

No blog Literatura em Movimento é possível conferir recomendações de leitura. Foto: Livia Wu/Itaú Social

 

  1.   Blog Literatura em Movimento

No site do programa Escrevendo o Futuro, o blog Literatura em Movimento disponibiliza entrevistas, artigos, reportagens e outros materiais para auxiliar a prática docente. Entre os destaques está a área de indicações de leitura, em que há recomendações de obras sobre a cultura negra, de autoria feminina e indicações para as férias.

 

  1.   Podcast dedicado à literatura para crianças

O Itaú Social e o jornal Nexo lançaram uma temporada especial do podcast “Como começar”, voltado para literatura infantil. O objetivo é estimular a formação de leitores na infância e ampliar a discussão sobre livros para crianças entre pais, mães, familiares e a comunidade educadora. A temporada é composta por oito episódios, publicada semanalmente, de forma gratuita, no site do jornal e em todas as plataformas de podcasts.