Inserir a criança ao mundo letrado é um desafio que professores de todo país lidam cotidianamente. Nessa tarefa, conhecer experiências e métodos exitosos são importantes para guiar o trabalho dos profissionais de educação. Neste Dia Nacional da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, destaca o percurso “Alfabetização na sala de aula”.
ℹ️ Conheça a influência de Magda Soares, maior especialista em alfabetização do Brasil
A formação está disponível gratuitamente na plataforma e reúne cinco cursos sobre o tema destinado a docentes, técnicos e gestores de educação. Cada um deles possui oito horas de duração, com emissão de certificados e desenvolvidos em parceria com a Comunidade Educativa Cedac.
A professora Susana Félix Paz Correa Leite, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Bertioga e Guarujá (SP), foi uma das docentes que concluiu o percurso. Ela explica que a experiência do folclore brasileiro foi uma das abordagens que mais chamou sua atenção durante a formação. “Fiquei emocionada com a atividade de escrita sobre Bumba meu Boi”, conta.
ℹ️ Polo completa quatro anos com mais de 200 mil cadastros
Conheça os cursos que compõem o percurso
Concepção de alfabetização
Objetivo: ampliar os conhecimentos sobre as concepções de alfabetização vigentes a fim de refletir sobre a realização no trabalho em sala de aula que seja adequado às necessidades dos estudantes.
Carga horária: oito horas
Certificado: sim
Gratuito
Situação didática de leitura por meio do professor
Objetivo: apresentar processos envolvidos na prática de leitura em voz alta feita pelo professor. Refletir sobre o planejamento de leitura e das condições didáticas para uma mediação que considere a apreciação estética e a compreensão leitora.
Carga horária : oito horas
Certificado: sim
Gratuito
Situação didática de leitura pelo estudante
Objetivo: mostrar as condições didáticas a serem asseguradas na situação de leitura pelo estudante quando ele ainda não sabe ler convencionalmente e refletir sobre como acompanhar as aprendizagens dos estudantes.
Carga horária: oito horas
Certificado: sim
Gratuito
Situação didática de escrita por meio do professor
Objetivo: contribuir com os processos envolvidos na prática de escrita por meio do professor. Refletir sobre o planejamento, a textualização e a revisão como processos indispensáveis das situações didáticas.
Carga horária: oito horas
Certificado: sim
Gratuito
Situação didática de escrita pelo estudante
Objetivo: mostrar aspectos centrais da situação didática de escrita pelo estudante, de modo a refletir sobre propostas que incentivam a autonomia das crianças, fazendo com que os alunos possam escrever por si.
Carga horária: oito horas
Certificado: sim
Gratuito
Sobre a alfabetização no país
Com a descontinuidade do programa Avaliação Nacional de Alfabetização, em 2017, a avaliação sobre o letramento de crianças foi prejudicada. No entanto, de acordo com o Pacto pela Alfabetização de 2023, mais da metade dos alunos (56%) não são alfabetizados na idade certa. Outro dado mostra que apenas 43% dos estudantes apresentam níveis adequados de alfabetização no final do segundo ano do Ensino Fundamental, por volta dos sete e oito anos.
Outro levantamento que analisa a qualidade da alfabetização é o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), que colocou o Brasil na 39ª posição de um ranking internacional envolvendo 43 países, ficando à frente apenas de Irã, Jordânia, Egito e África do Sul.
Polo
O Polo também disponibiliza um acervo de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias. Conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores do setor, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação.
Em agosto de 2022, recebeu a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.