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Dia Mundial contra o Trabalho Infantil: metodologia para frear o abandono escolar

Data é celebrada neste 12 de junho, em meio a uma crise pandêmica que amplia as vulnerabilidades sociais


No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A data foi instituída pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2002, quando foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Neste ano, a data é ainda mais simbólica. Em meio ao avanço da pandemia, muitas crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, são obrigadas a abandonar seus estudos para apoiar no sustento da família. De acordo com relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OIT, divulgado neste mês, 8,9 milhões de meninas e meninos correm o risco de ingressar no trabalho infantil até 2022 devido aos impactos da Covid-19.

O mesmo relatório informa que já estão nesta situação 160 milhões de crianças no mundo. O número está em alta pela primeira vez em 20 anos. Em meio ao crescimento do abandono escolar, algumas estratégias se tornam imprescindíveis para o combate a essa vulnerabilidade.

Entre elas está a busca ativa, iniciativa da Unicef, em parceria com a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), a estratégia é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. 

O objetivo é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

No Polo, ambiente de formação do Itaú social, também estão disponíveis alguns cursos voltados a este tema, como Proteção Social e Mapa de Identidades.