O Dia Internacional da Educação é celebrado em 24 de janeiro e tem como objetivo destacar o conhecimento como um direito humano fundamental e com papel essencial para o desenvolvimento e redução das desigualdades. Para marcar a data, o Itaú Social reforça que a matemática é primordial na economia e tem o poder de ampliar oportunidades.
O rendimento dos profissionais que atuam em áreas ligadas à Matemática equivalem a 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Essa informação faz parte da pesquisa “Contribuição da Matemática para a economia brasileira”, realizada pelo Itaú Social e IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada). Os salários desses profissionais são 119% maiores que a média dos demais trabalhadores.
ℹ️ Documento da OCDE aponta perspectivas internacionais para a reforma da educação digital no Brasil
Entre as principais atividades que oferecem essas ocupações estão: áreas de tecnologia da informação, serviços financeiros, serviços jurídicos e contábeis e atividades ligadas à arquitetura e engenharia.
O levantamento teve como intuito sensibilizar o poder público, setor produtivo e sociedade de forma ampla sobre a relevância da matemática para o desenvolvimento da população. A alta escolarização dos trabalhadores na área da Matemática são elementos que auxiliam a compreensão do índice de formalidade ou a estabilidade desses empregos em momentos de crise. Segundo a pesquisa, indivíduos com maior nível de escolarização tendem a ser menos vulneráveis à eventual substituição, pois ocupam cargos que demandam maior especialização.
ℹ️ Pesquisa revela que autoconfiança melhora desempenho em matemática
Desafios do ensino da matemática
Segundo levantamento de 2022 do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), apenas 27% dos estudantes brasileiros alcançaram o nível 2 de proficiência em matemática, enquanto a média dos países que integram a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é de 69%.
ℹ️ Curta-metragens dão visibilidade a boas práticas de matemática na escola
Os resultados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) confirmam o que se vê nas salas de aula do país: 19% dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) estão abaixo do básico em matemática; nos Anos Finais (6º ao 9º ano), são 29%; e, no Ensino Médio, 55%. O índice mostra que menos da metade dos jovens que concluem a educação básica conseguem aplicar regra de três, interpretar gráficos ou compreender juros.
ℹ️ Seminário do Compromisso Toda Matemática lança materiais para apoiar a aprendizagem
Em outubro de 2025, o Ministério da Educação lançou o Compromisso Nacional Toda Matemática, política regulamentada pelo Decreto nº 12.641/2025 e voltada a fortalecer a colaboração entre União, estados e municípios para melhorar a qualidade do ensino e o desempenho dos estudantes em matemática. A iniciativa prevê apoio técnico e financeiro às redes de ensino, com foco na redução das desigualdades regionais e na consolidação da matemática como instrumento essencial para o desenvolvimento educacional do país.