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Polo de desenvolvimento educacional
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Dia dos Professores: confira os 10 cursos do Polo mais acessados pelos docentes

Ambiente de formação do Itaú Social oferece dezenas de percursos formativos gratuitos. Preferidos são sobre BNCC, mediação de leitura e letramento matemático


Entre as principais preocupações dos docentes está investir na formação continuada para garantir mais qualidade de ensino para seus estudantes. No Dia dos Professores, 15 de outubro, o Itaú Social selecionou os 10 cursos do Polo mais acessados pelos educadores. Os percursos formativos preferidos são relacionados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mediação de leitura e letramento matemático.

Lançado em 2019, o Polo conta com mais de 100 mil inscritos em sua plataforma e os professores representam 40% dos cadastrados. Destes, 38% são docentes de escolas públicas – o que representa mais de 15 mil educadores. As formações são desenvolvidas em parceria com instituições de referência na área de educação, são oferecidas gratuitamente e certificadas. 

“A frequência dos professores de escolas públicas brasileiras no Polo mostra o quanto os docentes estão preocupados em se aperfeiçoar e oferecer o seu melhor para suas turmas. A qualidade da educação passa essencialmente pela formação continuada e, por isso, é tão importante oferecer estas oportunidades formativas aos profissionais”, explica a coordenadora de Formação do Itaú Social, Claudia Sintoni. 


Conheça os 10 cursos mais frequentados no Polo

1- Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil: com o objetivo de auxiliar na atualização das concepções e práticas da Educação Infantil alinhadas com a BNCC , o curso tem carga horária de 20 horas e foi desenvolvido em parceria com o Avante.

2- Infâncias e leituras: realizado em parceria com o Laboratório Emília de Formação, este curso de mediação de leitura propõe incentivar práticas de leituras do adulto para e com a criança, como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância. A carga horária é de 20 horas.

3- Letramento matemático na educação infantil: busca apoiar os professores no planejamento de atividades pedagógicas significativas da matemática para crianças, considerando os campos de experiência da BNCC. Desenvolvido em parceria com a Nova Escola, tem a duração de 10 horas.

4- Leitura para bebês: visa compreender os benefícios da leitura na primeira infância. O curso aborda como os bebês podem se apropriar do universo literário no dia a dia da educação infantil. A formação tem a duração de 10 horas e foi desenvolvida em parceria com a Nova Escola.

5- Ensino híbrido na prática para docentes: tem por objetivo apresentar técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam a atuação remota e presencial, maneiras de utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento da educação, além de apoiar na construção de um novo modelo escolar. A carga horária é de 20 horas e foi desenvolvido em parceria com a Sincroniza Educação.

6- Conhecendo as Mentalidades Matemáticas: aborda a matemática na sala de aula de uma forma criativa, aguçando a curiosidade e o interesse dos estudantes. O curso, com duração de duas horas e desenvolvido em parceria com o Instituto Sidarta, mostra como fazer uma abordagem da disciplina que vá além de procedimentos fechados e fórmulas que não se relacionam com a vida.

7- Geometria e o letramento matemático: oferece um aprimoramento da didática sobre os fundamentos e conceitos básicos da geometria, propriedades das figuras planas e tridimensionais e conceitos de simetria e ângulos. A formação tem a duração de 30 horas e foi desenvolvida em parceria com o Instituto Singularidades.

8- O coordenador pedagógico como formador: busca desenvolver estratégias de formação continuada alinhadas à BNCC contemplando o engajamento e a participação ativa dos professores. A formação tem a duração de quatro horas e foi desenvolvida em parceria com a Nova Escola.

9- Mediação de leitura para juventude: trata-se de uma formação de apoio aos profissionais que atuam com jovens. O objetivo do curso é implementar ações de promoção de leitura, fortalecendo assim a mediação de reconhecimento do protagonismo juvenil.

10- Pensando matematicamente: visa trazer elementos teóricos para a prática de ensino e aprendizagem de matemática, para que esta disciplina seja entendida de forma visual, aberta e criativa. A formação é uma sequência do curso “Conhecendo as Mentalidades Matemáticas”, também disponível no Polo. Desenvolvido em parceria com o Instituto Sidarta, tem carga horária de 10 horas.


Ferramenta auxilia na volta às aulas
Com o retorno presencial obrigatório das redes de ensino, profissionais de educação precisam de estratégias para diagnosticar e direcionar de forma mais assertiva os conteúdos e componentes curriculares. Para apoiar nesses desafios, o Polo, em parceria com o Instituto Reúna, oferece o percurso formativo Mapas de Foco da BNCC

A ferramenta foi criada com foco no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, e busca identificar as aprendizagens e habilidades prioritárias para a criança neste cenário de volta às aulas presenciais. O percurso conta com sete oportunidades formativas, que podem ser acessadas também por dirigentes municipais, gestores escolares e técnicos de secretarias.