Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Dia do Profissional da Educação: conheça cinco iniciativas e conteúdos


Em comemoração à data, o Itaú Social reuniu algumas das suas ações voltadas para a formação continuada de professores, gestores escolares e equipes técnicas de secretarias e arranjos intermunicipais

Em comemoração ao Dia do Profissional da Educação, 6 de agosto, o Itaú Social reuniu cinco iniciativas e conteúdos para a formação continuada de professores, gestores escolares, equipes técnicas de secretarias e arranjos intermunicipais.

O profissional da educação deve ser reconhecido por sua atuação em prol do desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos. Seu trabalho contribui com uma educação de mais qualidade e equidade, avançando para uma sociedade mais justa.

Confira as iniciativas:

1 – Polo, ambiente de formação do Itaú Social

Estão disponíveis cursos para os profissionais da educação, organizados em quatro percursos formativos: Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação e Leitura, Escrita e Matemática. As formações são gratuitas, de rápida duração e com emissão de certificado.

2 – Educação na pandemia

O Polo ganhou um novo percurso para ajudar os profissionais da educação minimizarem os impactos causados pela pandemia de Covid-19 na educação. São vídeos, textos, podcasts e ferramentas gratuitas para gestores, professores e equipes técnicas dos municípios, estados e arranjos intermunicipais. O conteúdo está dividido conforme o público-alvo. Entre os assuntos estão calendário letivo, alimentação escolar, prestação de contas, BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

3 – Ciclo de Conversas

Para debater os desafios dos profissionais da educação frente à pandemia, o Ciclo de Conversas reúne especialistas de diferentes regiões do país em um evento on-line. O primeiro encontro abordou as estratégias de aprendizagem e o enfrentamento das desigualdades. Já o segundo teve como tema “Os desafios da gestão das redes municipais e estaduais”. A terceira edição ocorrerá no dia 20 de agosto.

4 – Prêmio Espírito Público

O Itaú Social é um dos patrocinadores da iniciativa que reconhece as pessoas que transformam o setor público brasileiro em diversas áreas, entre elas, a educação. Além de dar visibilidade de suas contribuições, os profissionais serão premiados em dinheiro e com uma jornada de aprendizado internacional. Inscrições abertas até 10 de agosto.

5 – Melhoria da Educação

O programa proporciona formação continuada às equipes de secretarias de educação, por meio de cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2019, a iniciativa esteve presente em 356 municípios, com a participação de cerca de 4.600 gestores.

Conheça outros programas do Itaú Social para a formação de profissionais da educação