A oferta de formações continuadas para diretores escolares é vista como positiva pela maioria dos profissionais de educação. No entanto, apenas dois em cada dez (19,3%) concluíram um curso em gestão, com carga horária de, no mínimo, 80 horas, segundo o Censo Escolar de 2022.
Neste Dia do Diretor Escolar, celebrado em 12 de novembro, o Itaú Social destaca o percurso “Gestão Escolar”, que oferece nove cursos gratuitos e certificados que totalizam 82 horas de duração. Os conteúdos são acessados por meio do Polo, ambiente de formação do Itaú Social, com mais de 200 mil cadastros de profissionais de educação e estudantes.
ℹ️ Conheça os cursos mais buscados pelos diretores escolares no Polo
Os cursos são feitos de forma independente, on-line e possuem duração que variam entre quatro e 24 horas. Os conteúdos foram produzidos em parceria com a Nova Escola, a Comunidade Educativa Cedac e o CLP (Centro de Liderança Pública).
As formações oferecidas pela plataforma são uma alternativa para contribuir com o trabalho do diretor escolar, especialmente quando saem da universidade. Segundo pesquisa de opinião com diretores escolares de escolas públicas, realizada pelo Itaú Social e Todos Pela Educação, apenas 27% consideram que sua formação acadêmica na graduação ou pós-graduação os deixou totalmente preparados para os desafios da gestão escolar.
Um pouco mais da metade (55%) dos diretores responderam que suas Secretarias de Educação oferecem sempre ou muitas vezes oportunidades de formação continuada durante a carreira. Já 35% dizem que a oferta ocorre “às vezes” e apenas 9% dizem que raramente essa prática acontece.
Para quem participou das formações continuadas oferecidas pelas Secretarias de Educação, 80% responderam que estão satisfeitos. Em relação ao acompanhamento pedagógico do diretor escolar, 93% disseram que o apoio da pasta é importante para o trabalho de gestão escolar.
Sobre o Polo
O Polo oferece mais de 60 cursos gratuitos e certificados sobre os temas mais desafiadores do campo da educação, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação. Também disponibiliza 260 arquivos com acesso aberto, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias.
Em agosto de 2022, recebeu a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.