Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Dia da Primeira Infância: crianças lideram interesse pela leitura

Pesquisa mostra que oito em cada dez crianças, entre cinco a dez anos, gostam de ler


Neste domingo, 24 de agosto, é celebrado o Dia da Primeira Infância, fase considerada fundamental para o desenvolvimento infantil. Nesta etapa de vida, que contempla do nascimento até os seis anos, a mediação de leitura é uma prática que desperta muito interesse nas crianças, conforme mostra a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura.

Segundo o levantamento, 86% das crianças de cinco a dez anos têm interesse pela leitura, sendo que, deste percentual, 41% dizem gostar muito de ler e 45% gostam um pouco. O resultado é semelhante ao da faixa etária dos onze aos 13 anos, em que 87% disseram gostar da prática literária. Nessa mesma perspectiva, entre os respondentes, 28% afirmam gostar muito e 59%, pouco.

ℹ️ Espaço de leitura ainda é um desafio para as escolas no Brasil

O interesse pela leitura tende a diminuir com o avanço da idade. Entre os jovens de 14 a 17 anos, 73% demonstram atratividade pela literatura, percentual parecido ao do grupo de 18 a 24 anos, com 74%. Já entre os adultos de 25 a 29 anos e de 30 a 39 anos, esse interesse cai de forma ligeira, alcançando 71% e 72%, respectivamente.

A pesquisa também mostra que as mães e os professores são as duas principais figuras que influenciam o gosto pela leitura. De acordo com o levantamento, 14% dos leitores disseram que seu principal incentivo foram as figuras maternas, seguido dos docentes, com 11%.

ℹ️ Guia oferece dicas para mediação de leitura na escola e em casa

Benefício da leitura
O relatório “Impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância”, do Itaú Social, revelou que a mediação de leitura é uma das práticas mais significativas para a formação plena da criança. Segundo o relatório, a ação contribui com a compreensão da realidade e também desenvolve benefícios socioemocionais que acompanharão o indivíduo até a idade adulta.

A mesma percepção ocorre para as famílias, 86% dos pais de estudantes acreditam que a atividade de leitura contribui sobremaneira no processo de alfabetização. Os dados são da 10ª onda da pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias, realizada pelo Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Para auxiliar na mediação de leitura no lar e na sala de aula, a Escola Fundação Itaú oferece os cursos Leitura para bebês e Infâncias e leituras. Ambas as formações são gratuitas, certificadas e promovem situações que fortalecem os vínculos e a participação ativa da família na educação desde a primeira infância.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.