Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Dia da Infância: conteúdos reúnem atividades para o desenvolvimento das crianças


Em comemoração à data, o Itaú Social reuniu as formações do Polo que ensinam como fazer brincadeiras, mediação de leitura e atividades educativas

No dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Infância, a data foi criada com o propósito de promover uma reflexão sobre as condições em que as crianças vivem ao redor do mundo. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante que essa população tenha seus direitos assegurados e as oportunidades necessárias para seu pleno desenvolvimento.

Conheça as formações do Polo para que os adultos, sejam eles da família ou professores, possam contribuir para o desenvolvimento das crianças por meio de brincadeiras, mediação de leitura e outras atividades:

1 – Brincadeira em família

Dentro do percurso Educação na Pandemia, o objetivo é apoiar as famílias com materiais e sugestões de brincadeiras que contribuam para o desenvolvimento integral e a convivência familiar. O conteúdo, construído em parceria com o CENPEC Educação, oferece 25 atividades para crianças de 0 a 5 anos inspiradas na tradição oral brasileira. Estão adaptadas para fazer em casa, durante o atual momento de distanciamento social.

2 – Leitura para Bebês

A formação busca contribuir para o planejamento de situações de leitura, o levantamento de expectativas de aprendizagens para bebês e crianças na primeira infância e desenvolver a escuta atenta e interessada dos pequenos. O conteúdo traz também critérios para escolher bons livros para esse público.

3 – Aprender Juntos

Com o apoio técnico do Instituto Avisa Lá, também está disponível no Polo o conteúdo para professores e famílias de alunos da Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental. São 20 atividades para crianças até 6 anos, sugeridas por meio de cards, com ideias e orientações para contação de histórias, jogos, brincadeiras, curiosidades e dinâmicas.

Polo

Voltado para profissionais da área da educação e de organizações da sociedade civil, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, oferece cursos on-line e gratuitos, organizados em cinco percursos formativos: Gestão Pedagógica; Gestão Operacional; Monitoramento e Avaliação; Leitura, Escrita e Matemática e Educação na Pandemia. As formações contam com emissão de certificado e são realizadas em parceria com instituições reconhecidas no campo da educação.