A aproximação entre a instituição de ensino com a comunidade é um desafio que as secretarias de Educação lidam diariamente. Neste Dia Nacional da Família na Escola, celebrado em 24 de abril, o Itaú Social destaca como o relacionamento gera benefícios para a aprendizagem, além de evitar conflitos.
A vice-presidente da Avante, Ana Luiza Buratto, destaca a influência positiva que a instituição de ensino exerce na comunidade do entorno. “Ter uma comunidade participativa na escola é essencial, principalmente em lugares considerados violentos e vulneráveis, onde todos contam com a ajuda do próximo”.
O argumento de Ana Luiza é reforçado pela série de “Pesquisas sobre Relação Família Escola”, divulgada em 2019, pelo Itaú Social, Todos Pela Educação, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). O levantamento revela que a diminuição dos conflitos entre alunos e o corpo docente é o quarto item mais impactado pela interação entre escolas e famílias, segundo registros das secretarias municipais de Educação.
ℹ️ Escola é ponto de convergência de professores, estudantes e familiares
A organização Avante e o Itaú Social desenvolveram a Tecnologia Educacional “Fortalecimento da relação escola, família e comunidade” que auxilia gestores públicos no estímulo ao envolvimento de mães e pais na rotina escolar. A iniciativa foi adotada em Paulista (PE), onde as reuniões foram ressignificadas, abrindo espaço para que os participantes discutissem propostas de escuta das famílias e na formação de docentes.
Uma das famílias impactadas foi a de Daniela Castilhos, mãe de dois estudantes. Ela explica que, a partir da estratégia adotada pela gestão, conseguiu interagir mais com a realidade da escola e acompanhar o desenvolvimento de seus filhos. “Um dos meus filhos estava repetindo o terceiro ano do Ensino Fundamental, e graças à professora, que me incentivou a participar da escola, ele aprendeu a ler em seis meses.”
ℹ️ Maior interação entre famílias e escolas melhora desempenho dos estudantes, diz pesquisa
Em relação à aprendizagem, a pesquisa revela que oito em cada dez redes de ensino (85% estaduais e 75% municipais) constataram que o vínculo melhora o desempenho do aluno. Outro resultado que chama atenção é a importância dessa interação para combater o abandono escolar. Para 80% das redes estaduais e 85% das municipais, o vínculo da família com a escola aumenta a frequência do estudante, diminui a evasão escolar (75% e 79%, respectivamente) e eleva o número de matrículas (75% e 70%, respectivamente).
A Tecnologia Educacional está disponível gratuitamente no Polo, ambiente de formação do Itaú Social. A formação é certificada, tem carga horária de 20 horas e é indicado para gestores e técnicos das secretarias de Educação.
Desafio da participação
Segundo a pesquisa “Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas Redes Municipais de Ensino”, realizada pelo Itaú Social em parceria com a Undime, divulgada em 2023, a falta de envolvimento da comunidade é o segundo maior desafio da gestão escolar. A afirmação é de 74,1% dos participantes dos entrevistados, ficando atrás apenas da adversidade em lidar com a saúde mental de alunos e docentes (75,2%).
Mesmo reconhecendo o desafio, quase todas as redes municipais de ensino (98,9%) promovem ações direcionadas a essa integração educacional – 57,1% responderam que realizam interações com alguma dificuldade e 13,9% alegaram muita dificuldade.