Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Cursos que valorizam as tradições indígenas têm mais de 10 mil inscritos

Formações são oferecidas gratuitamente pelo Polo, ambiente de formação do Itaú Social


No dia 9 de agosto, quarta-feira, é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) com o objetivo de garantir a autodeterminação de suas condições de vida e cultura. No Polo, ambiente de formação do Itaú Social, estão disponíveis dois cursos que preservam a memória, tradições e costumes dos povos originários brasileiros.

As formações “Jenipapos – Literatura de Autoria Indígena” e o “Jenipapos –  Redes de Saberes”,  já despertaram o interesse de mais de 11 mil inscritos. Os conteúdos são gratuitos, autoformativos, com carga horária de seis horas e realizados em parceria com a “Mina – Comunicação e Arte”.

ℹ️ Crianças indígenas escrevem livro recontando a história de chapeuzinho vermelho

O primeiro curso foi disponibilizado com o objetivo de aproximar a temática da literatura de autoria indígena, com seus pontos e contrapontos históricos e atuais, a partir da contribuição dos povos originários.

Já o segundo conteúdo foca nos saberes indígenas e na maneira como eles são transmitidos pelas gerações, com destaque na história oral e suas manifestações na educação e na cultura.

ℹ️ Aplicativo de celular preserva a memória e tradições indígenas do Cariri Cearense

As formações foram resultados de uma série de encontros virtuais desenvolvidos pelo Itaú Social entre 2020 e 2021. Na ocasião, participaram desses eventos a escritora Conceição Evaristo, e os autores indígenas Ailton Krenak,  Daniel Munduruku, Dona Liça Pataxoop, Dona Vanda Pajé, Eliane Potiguara e Julie Dorrico.

Os cursos são destinados a docentes, gestores de educação e técnicos de organizações da sociedade civil.

Polo
Além das formações gratuitas e certificadas, o Polo também disponibiliza um acervo de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias. Conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores do setor, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação. 

Em agosto de 2022, recebeu a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.