No dia 9 de agosto, quarta-feira, é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) com o objetivo de garantir a autodeterminação de suas condições de vida e cultura. No Polo, ambiente de formação do Itaú Social, estão disponíveis dois cursos que preservam a memória, tradições e costumes dos povos originários brasileiros.
As formações “Jenipapos – Literatura de Autoria Indígena” e o “Jenipapos – Redes de Saberes”, já despertaram o interesse de mais de 11 mil inscritos. Os conteúdos são gratuitos, autoformativos, com carga horária de seis horas e realizados em parceria com a “Mina – Comunicação e Arte”.
ℹ️ Crianças indígenas escrevem livro recontando a história de chapeuzinho vermelho
O primeiro curso foi disponibilizado com o objetivo de aproximar a temática da literatura de autoria indígena, com seus pontos e contrapontos históricos e atuais, a partir da contribuição dos povos originários.
Já o segundo conteúdo foca nos saberes indígenas e na maneira como eles são transmitidos pelas gerações, com destaque na história oral e suas manifestações na educação e na cultura.
ℹ️ Aplicativo de celular preserva a memória e tradições indígenas do Cariri Cearense
As formações foram resultados de uma série de encontros virtuais desenvolvidos pelo Itaú Social entre 2020 e 2021. Na ocasião, participaram desses eventos a escritora Conceição Evaristo, e os autores indígenas Ailton Krenak, Daniel Munduruku, Dona Liça Pataxoop, Dona Vanda Pajé, Eliane Potiguara e Julie Dorrico.
Os cursos são destinados a docentes, gestores de educação e técnicos de organizações da sociedade civil.
Polo
Além das formações gratuitas e certificadas, o Polo também disponibiliza um acervo de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias. Conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores do setor, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação.
Em agosto de 2022, recebeu a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.