Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Curso apresenta estratégias para incentivar a aprendizagem na Educação Infantil

Práticas são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular e estimulam o desenvolvimento da criança por meio da brincadeira, convivência e autoconhecimento


Utilizar o espaço físico, organizar a disposição de materiais pedagógicos e promover a mediação de leitura com professores são alguns dos exemplos criativos apresentados no curso gratuito “As múltiplas formas de aprender das crianças”. O conteúdo é indicado para  gestores e técnicos das secretarias de ensino que trabalham com a Educação Infantil, etapa que considera creches e pré-escolas.

O foco da formação é potencializar o desenvolvimento das crianças na primeira infância, período de zero aos seis anos considerado, fundamental para a formação emocional e cognitiva do indivíduo.

ℹ️ Diagnóstico avalia qualidade da Educação Infantil no país

As diferentes possibilidades apresentadas no curso estão alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O documento foi criado em 2017 para ser uma referência aos educadores e, entre outras atribuições, contribui com o desenvolvimento da criança durante a fase da Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

A professora Estefânia dos Santos, da rede municipal de Umbuzeiro (PB), foi uma das docentes que concluíram a formação. Seu maior interesse no conteúdo foi incentivar novas perspectivas aos estudantes. Logo nos primeiros dias de aula, após ter concluído o curso, percebeu um maior engajamento de sua turma.

“Notei a diferença no dia a dia de trabalho, no nível de compreensão dos meus colegas e na abordagem em sala de aula. E, principalmente, percebi mais envolvimento das crianças ao se sentirem ouvidas, valorizadas e integradas. Esse é o principal indicador de sucesso”, diz Estefânia.

ℹ️ Pesquisa mostra impacto da pandemia da Covid-19 na primeira infância

O curso é certificado e tem dez horas de duração. O conteúdo compõe um catálogo com mais de 70 formações destinadas aos docentes, profissionais de ensino dedicados à  Educação Básica e agentes do terceiro setor.

Educação Infantil
Segundo o Censo Escolar de 2023, as matrículas em creches cresceram e alcançaram 41,33% dessa população (crianças de zero a três anos). Vale lembrar que a meta do PNE (Plano Nacional de Educação) é de 50% até 2024. Já a pré-escola está próxima da universalização, oferecendo vagas para 99,41% das crianças de quatro e cinco anos.

O investimento na Educação Infantil de qualidade para incentivar o desenvolvimento de crianças gera benefícios a longo prazo. A nota técnica “Educação Infantil de Qualidade”, do Itaú Social, mostra que entre os diferenciais estão a redução das taxas de violência, ganhos com a saúde pública e produtividade na vida adulta, além de ser uma das estratégias mais eficientes para quebrar o ciclo intergeracional da pobreza.

A pesquisa “Avaliação da Qualidade da Educação Infantil”, do Itaú Social e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, mostra que o Brasil está distante do ideal observado na nota técnica. Os estudantes da pré-escola no país têm acesso ao mínimo ofertado, como infraestrutura e materiais pedagógicos, sem estimular experiências transformadoras na vida das crianças, conclui o estudo.

Polo
A plataforma Polo foi criada em 2019 e é uma importante aliada na formação de profissionais e estudantes, conquistando a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”. Os materiais foram desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas no campo da educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.