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Polo de desenvolvimento educacional

Coordenadores de Pais capixabas compartilham experiências no Pará

Na última quarta-feira, 22, Coordenadores de Pais capixabas desembarcaram em Belém (PA) para compartilhar suas experiências sobre o Programa com profissionais que têm a mesma função em 10 escolas estaduais da capital paraense. A iniciativa, realizada em parceria pela Secretaria da Educação do Estado do Pará e Fundação Itaú Social, integra o Pacto pela Educação do Pará, cujo objetivo é promover a melhoria da qualidade da educação no estado.

O encontro é estratégico, uma vez que no Espírito Santo, em quase três anos, a participação dos familiares nas atividades escolares cresceu consideravelmente nas escolas atendidas pelo programa. Atualmente o projeto está presente em 33 escolas estaduais e uma municipal e, desde o início, já foram impactados mais de 33 mil alunos.

O papel do Coordenador de Pais é desenvolver táticas que promovam a participação das famílias na vida escolar dos estudantes e da escola, além de contribuir para a identificação e a solução de problemas relacionados à frequência, abandono e aproveitamento das aulas.

O Programa, que também está nas redes de ensino de Goiás e Salvador, foi concebido a partir de um projeto-piloto inspirado na reforma educacional de Nova Iorque. A experiência foi realizada pela Fundação Itaú Social em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, entre 2009 e 2011. Após três anos de trabalho, as avaliações da equipe técnica concluíram que os Coordenadores de Pais ajudaram efetivamente a melhorar a relação família-escola.