Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Contribuições para a gestão educacional

Na última quinta-feira (16), a Fundação Itaú Social participou do seminário “Liderando Mudanças Transformadoras na Educação”, em São Paulo, promovido pelo Centro de Liderança Pública. Para um público composto por prefeitos e secretários municipais de educação, a gerente Isabel Santana explicou a atuação da Fundação. “Nossa missão é contribuir com as políticas públicas educacionais”, afirma. “A gestão educacional é de responsabilidade de toda a sociedade e uma prioridade a ser pensada. Para isso, é necessário formar gestores competentes para a construção de políticas locais.”

Isabel ressaltou a importância de líderes em educação construírem planos que articulem com programas de outras áreas. “É fundamental saber como a assistência social e a saúde, por exemplo, atendem crianças e adolescentes que frequentam as escolas da rede”, explica. Para isso, é necessário que o gestor educacional conheça bem a realidade do município, tanto em relação aos dados oficiais quanto ao conhecimento empírico. Um recurso que ajuda nessa parte da administração pública é o Aplicativo Brasil Hoje, que permite que os gestores estabeleçam comparações com outras localidades e monitorem a evolução de seus municípios.

Ele agrega indicadores de diferentes áreas, como os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Todos os participantes receberam um. Durante a palestra, Isabel fez uma demonstração de como utilizá-lo. “A leitura de dados da cidade ajuda a entender o que está acontecendo”, conta. Apresentou também as ações desenvolvidas na área de gestão educacional pela Fundação. Entre elas o Portal Fase, que será lançado em junho deste ano. “Vamos compilar estudos e disponibilizar ferramentas sobre educação em linguagem simples”, revela.

Além disso, os participantes receberam em primeira mão três cadernos que compõem a “Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal”, que também é composta por um DVD com experiências de municípios e planilha de elaboração de plano educacional. A obra socializa experiências e conhecimentos construídos com os participantes do Programa Melhoria da Educação no Município (no momento, em reformulação).