Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Aproveite as férias e faça os cursos on-line do Itaú Social!

As formações são gratuitas e voltadas para profissionais de educação e de organizações da sociedade civil

 

O Itaú Social e seus parceiros oferecem diversos cursos on-line, gratuitos e autoformativos no 1º semestre de 2019. As formações são voltadas para gestores de educação, professores, educadores, gestores e equipes de organizações da sociedade civil.

Desenvolvidos junto a diversos especialistas, os cursos abordam temas como: Planejamento; Gestão Pedagógica; Gestão Administrativa e de Recursos; Monitoramento e Avaliação; e Comunicação.

Em agosto de 2019, o Itaú Social lançará um ambiente virtual de aprendizagem, que ofertará, gratuitamente, conteúdos formativos para quem atua com educação. A plataforma digital contará com materiais interativos e diversidade de temas, de forma a promover a aprendizagem contínua, com foco em aplicações práticas.

Acompanhe nosso site e redes sociais e fique por dentro das novidades.

 

CURSOS ABERTOS

 

Captação Externa de Recursos

Carga horária: horas

Inscrições: Até 28 de junho neste link

Início: Imediato

Público: Gestores e equipe técnica de secretarias de educação e da fazenda, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores.

Objetivo: Diagnosticar problemas e buscar soluções inovadoras de captação de recursos para viabilizar projetos e
contribuir para a qualidade do serviço público prestado em nível local.

Principais temas abordados: Maturidade fiscal e projetos; Doações de organizações da sociedade civil e financiamento coletivo (crowdfunding); Operações de crédito e fundo perdido; Mecanismos de desenvolvimento limpo e concessões privadas de bairro; Instrumentos de política urbana; e Contratos de impacto social.

Parceiro: Centro de Lideranças Públicas (CLP)

Mais informações neste link

 

Desenvolvimento Organizacional para o Terceiro Setor

Carga horária: 16 horas

Inscrições: Até 15 de julho neste link

Início: 27 de maio

Público: Gestores e equipes técnicas de organizações da sociedade civil.

Objetivo: Elaborar um diagnóstico que contribua para o desenvolvimento organizacional e o fortalecimento institucional das organizações sociais, oferecendo subsídios para sua constituição, seu crescimento e sua sustentabilidade.

Principais temas abordados: Aspectos jurídicos e legais; Planejamento estratégico; Estrutura organizacional; e Mobilização e captação de recursos.

Parceiro: Rede Filantropia

Mais informações neste link

 

Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar

Carga horária: 10 horas

Inscrições: Até 5 de agosto neste link

Início: 12 de junho

Público: Gestores escolares e equipe técnica das secretarias de educação.

Objetivo: Possibilitar aos gestores, à organização e à direção das escolas da rede pública de ensino uma melhor condução das situações cotidianas da escola, apresentando, avaliando e refletindo sobre suas práticas.

Principais temas abordados: Educação e sociedade; Gestão de recursos e processos educacionais; Projeto político-pedagógico; e Políticas e programas de educação.

Parceiro: Fundação Getulio Vargas (FGV)

Mais informações neste link

 

Liderança e Gestão Participativa na Escola

Carga horária: 8 horas

Inscrições: Até 5 de agosto neste link

Início: 12 de junho

Público: Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e equipe das secretarias de educação.

Objetivo: Analisar o papel do gestor escolar; reconhecer características de equipes de alto desempenho; aplicar técnicas para comunicação e gestão de conflitos; e identificar componentes do processo decisório.

Principais temas abordados: Abordagens e perspectivas em liderança; Liderança, gerência e desenvolvimento de equipes; e Negociação, processo decisório e gestão de conflitos.

Parceiro: Fundação Getulio Vargas (FGV)

Mais informações neste link

 

Fundeb e o Financiamento da Educação

Carga horária: horas

Inscrições: Até 28 de junho neste link

Início: Imediato

Público: Gestores e equipe técnica de secretarias de educação e da fazenda, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores.

Objetivo: Auxiliar no diagnóstico de problemas e ineficiências nas receitas da educação e realizar análise da realidade sobre os recursos disponíveis por meio de ferramentas práticas, bem como planejar ações para reverter esse quadro.

Principais temas abordados: Panorama geral da transferência de recursos para municípios; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Transferências obrigatórias para educação; Transferências voluntárias para educação; e Materiais e ferramentas.

Parceiro: Centro de Lideranças Públicas (CLP)

Mais informações neste link

 

Leitura para Bebês

Carga horária: 8 horas

Inscrições: Disponíveis neste link

Início: Imediato

Público: Gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil.

Objetivo: Contribuir com o planejamento das situações de leitura e o levantamento de expectativas de aprendizagens para bebês e crianças bem pequenas, para que desenvolvam familiaridade com os livros, tenham interesse em folheá-los e em ouvir sua leitura, desenvolvendo uma progressiva, atenta e interessada escuta.

Principais temas abordados: Referenciais teóricos sobre leitura para bebês e na primeira infância; Planejamento de situações de leitura para bebês e crianças bem pequenas; e Critérios para escolha de livros.

Parceiro: Nova Escola

Mais informações neste link

 

Letramento Matemático na Educação Infantil

Carga horária: 10 horas

Inscrições: Disponíveis neste link

Início: Imediato

Público: Gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Objetivo: Refletir sobre o papel da matemática na educação infantil e como a escola pode ofertar experiências significativas em torno do tema, respeitando o modo de aprender e ser da criança pequena, sem necessariamente antecipar os processos do Ensino Fundamental.

Principais temas abordados: Matemática na Educação Infantil; Propostas didáticas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e Planejamento de ações e experiências significativas.

Parceiro: Nova Escola

Mais informações neste link

 

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)

Carga horária: 12 horas

Inscrições: De 1º de julho a 26 de agosto neste link

Início: 22 de julho

Público: Gestores e equipes técnicas de organizações da sociedade civil, gestores municipais e contadores e advogados ligados ao terceiro setor.

Objetivo: Apresentar e apoiar o entendimento do MROSC, de forma a preparar as organizações sociais para o seu uso.

Principais temas abordados: Histórico das parcerias entre organizações da sociedade civil e o poder público; Histórico da criação do MROSC; Impacto do MROSC nas entidades; Acesso a recursos; Dicas e cuidados para as organizações; Criação e monitoramento de indicadores sociais segundo o MROSC; e Meios de verificação de dados.

Parceiro: Rede Filantropia

Mais informações neste link

 

Comunicação de Causas na Prática

Carga horária: 8 horas

Inscrições: De 1º de julho a 19 de julho neste link

Início: 23 de julho

Público: Gestores e profissionais de comunicação de organizações da sociedade civil.

Objetivo: Apresentar as principais práticas de comunicação de causas ao redor do mundo e adaptá-las ao contexto brasileiro.

Principais temas abordados: Facebook e Instagram: mídia e imagem; YouTube: comunidades em movimento; WhatsApp: o primeiro viral; e Site e e-mail: jornadas do usuário.

Parceiro: Instituto de Tecnologia Social (ITS)

Mais informações neste link