As formações são gratuitas e voltadas para profissionais de educação e de organizações da sociedade civil
O Itaú Social e seus parceiros oferecem diversos cursos on-line, gratuitos e autoformativos no 1º semestre de 2019. As formações são voltadas para gestores de educação, professores, educadores, gestores e equipes de organizações da sociedade civil.
Desenvolvidos junto a diversos especialistas, os cursos abordam temas como: Planejamento; Gestão Pedagógica; Gestão Administrativa e de Recursos; Monitoramento e Avaliação; e Comunicação.
Em agosto de 2019, o Itaú Social lançará um ambiente virtual de aprendizagem, que ofertará, gratuitamente, conteúdos formativos para quem atua com educação. A plataforma digital contará com materiais interativos e diversidade de temas, de forma a promover a aprendizagem contínua, com foco em aplicações práticas.
Acompanhe nosso site e redes sociais e fique por dentro das novidades.
CURSOS ABERTOS
Captação Externa de Recursos
Carga horária: 6 horas
Inscrições: Até 28 de junho neste link
Início: Imediato
Público: Gestores e equipe técnica de secretarias de educação e da fazenda, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores.
Objetivo: Diagnosticar problemas e buscar soluções inovadoras de captação de recursos para viabilizar projetos e
contribuir para a qualidade do serviço público prestado em nível local.
Principais temas abordados: Maturidade fiscal e projetos; Doações de organizações da sociedade civil e financiamento coletivo (crowdfunding); Operações de crédito e fundo perdido; Mecanismos de desenvolvimento limpo e concessões privadas de bairro; Instrumentos de política urbana; e Contratos de impacto social.
Parceiro: Centro de Lideranças Públicas (CLP)
Desenvolvimento Organizacional para o Terceiro Setor
Carga horária: 16 horas
Inscrições: Até 15 de julho neste link
Início: 27 de maio
Público: Gestores e equipes técnicas de organizações da sociedade civil.
Objetivo: Elaborar um diagnóstico que contribua para o desenvolvimento organizacional e o fortalecimento institucional das organizações sociais, oferecendo subsídios para sua constituição, seu crescimento e sua sustentabilidade.
Principais temas abordados: Aspectos jurídicos e legais; Planejamento estratégico; Estrutura organizacional; e Mobilização e captação de recursos.
Parceiro: Rede Filantropia
Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar
Carga horária: 10 horas
Inscrições: Até 5 de agosto neste link
Início: 12 de junho
Público: Gestores escolares e equipe técnica das secretarias de educação.
Objetivo: Possibilitar aos gestores, à organização e à direção das escolas da rede pública de ensino uma melhor condução das situações cotidianas da escola, apresentando, avaliando e refletindo sobre suas práticas.
Principais temas abordados: Educação e sociedade; Gestão de recursos e processos educacionais; Projeto político-pedagógico; e Políticas e programas de educação.
Parceiro: Fundação Getulio Vargas (FGV)
Liderança e Gestão Participativa na Escola
Carga horária: 8 horas
Inscrições: Até 5 de agosto neste link
Início: 12 de junho
Público: Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e equipe das secretarias de educação.
Objetivo: Analisar o papel do gestor escolar; reconhecer características de equipes de alto desempenho; aplicar técnicas para comunicação e gestão de conflitos; e identificar componentes do processo decisório.
Principais temas abordados: Abordagens e perspectivas em liderança; Liderança, gerência e desenvolvimento de equipes; e Negociação, processo decisório e gestão de conflitos.
Parceiro: Fundação Getulio Vargas (FGV)
Fundeb e o Financiamento da Educação
Carga horária: 6 horas
Inscrições: Até 28 de junho neste link
Início: Imediato
Público: Gestores e equipe técnica de secretarias de educação e da fazenda, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores.
Objetivo: Auxiliar no diagnóstico de problemas e ineficiências nas receitas da educação e realizar análise da realidade sobre os recursos disponíveis por meio de ferramentas práticas, bem como planejar ações para reverter esse quadro.
Principais temas abordados: Panorama geral da transferência de recursos para municípios; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Transferências obrigatórias para educação; Transferências voluntárias para educação; e Materiais e ferramentas.
Parceiro: Centro de Lideranças Públicas (CLP)
Leitura para Bebês
Carga horária: 8 horas
Inscrições: Disponíveis neste link
Início: Imediato
Público: Gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil.
Objetivo: Contribuir com o planejamento das situações de leitura e o levantamento de expectativas de aprendizagens para bebês e crianças bem pequenas, para que desenvolvam familiaridade com os livros, tenham interesse em folheá-los e em ouvir sua leitura, desenvolvendo uma progressiva, atenta e interessada escuta.
Principais temas abordados: Referenciais teóricos sobre leitura para bebês e na primeira infância; Planejamento de situações de leitura para bebês e crianças bem pequenas; e Critérios para escolha de livros.
Parceiro: Nova Escola
Letramento Matemático na Educação Infantil
Carga horária: 10 horas
Inscrições: Disponíveis neste link
Início: Imediato
Público: Gestores escolares, professores e educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Objetivo: Refletir sobre o papel da matemática na educação infantil e como a escola pode ofertar experiências significativas em torno do tema, respeitando o modo de aprender e ser da criança pequena, sem necessariamente antecipar os processos do Ensino Fundamental.
Principais temas abordados: Matemática na Educação Infantil; Propostas didáticas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e Planejamento de ações e experiências significativas.
Parceiro: Nova Escola
Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)
Carga horária: 12 horas
Inscrições: De 1º de julho a 26 de agosto neste link
Início: 22 de julho
Público: Gestores e equipes técnicas de organizações da sociedade civil, gestores municipais e contadores e advogados ligados ao terceiro setor.
Objetivo: Apresentar e apoiar o entendimento do MROSC, de forma a preparar as organizações sociais para o seu uso.
Principais temas abordados: Histórico das parcerias entre organizações da sociedade civil e o poder público; Histórico da criação do MROSC; Impacto do MROSC nas entidades; Acesso a recursos; Dicas e cuidados para as organizações; Criação e monitoramento de indicadores sociais segundo o MROSC; e Meios de verificação de dados.
Parceiro: Rede Filantropia
Comunicação de Causas na Prática
Carga horária: 8 horas
Inscrições: De 1º de julho a 19 de julho neste link
Início: 23 de julho
Público: Gestores e profissionais de comunicação de organizações da sociedade civil.
Objetivo: Apresentar as principais práticas de comunicação de causas ao redor do mundo e adaptá-las ao contexto brasileiro.
Principais temas abordados: Facebook e Instagram: mídia e imagem; YouTube: comunidades em movimento; WhatsApp: o primeiro viral; e Site e e-mail: jornadas do usuário.
Parceiro: Instituto de Tecnologia Social (ITS)