Utilizar as tecnologias para otimizar o trabalho docente, seja para planejar ou aplicar atividades pedagógicas em sala de aula, nem sempre é uma tarefa simples. Um a cada cinco professores (25%) relataram que a formação inicial não os prepara para a inserção na carreira, como mostra a “Pesquisa de opinião com professores e professoras de escolas públicas”, realizada pelo Todos pela Educação, com apoio do Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente.
“Eu tinha dificuldade em incorporar uma intencionalidade pedagógica nas minhas práticas. Muitos colegas enfrentam esse desafio, por estarmos nesse processo de transição do mundo analógico para o digital. Acredito que o receio em aderir às novas tecnologias decorre da falta de prática e, especialmente, da formação docente”, relata Gabriel Felipe de Carvalho da Silva, professor de Ciências da Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), de Campo Grande (MS).
ℹ️ Confira o relatório sobre educação digital no Brasil e no mundo
O docente foi um dos 20 participantes da formação sobre Inteligência Artificial, realizada em Campo Grande. A iniciativa contribuiu para que Gabriel utilizasse a tecnologia para otimizar seu trabalho. “Antes, eu passava o dia inteiro planejando aulas, mas agora, com a ajuda da tecnologia, esse processo leva cerca de duas horas”, explica.
A formação foi adaptada para o formato digital na Escola Fundação Itaú. Desde sua estreia na plataforma, o curso “Inteligência Artificial para Educadores” é o segundo mais buscado no site. Interessados podem se inscrever gratuitamente. O conteúdo possui 12 horas de duração e conta com emissão de certificado.
ℹ️ Capacidade pedagógica digital dos professores cresceu de 50% para 80%
Conheça outras opções de cursos sobre uso de tecnologia na educação, disponíveis na Escola Fundação Itaú:
Recursos Educacionais Digitais (REDs)
Descrição: apresenta quais são alguns dos recursos disponíveis na internet, como utilizá-los e de que forma eles podem ser inseridos com a intencionalidade pedagógica.
Carga horária: oito horas
Ensino híbrido para docentes e gestores
Descrição: ambos os conteúdos apresentam técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam a atuação remota e presencial, maneiras de utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento de ensino, além de apoiar na construção de um novo modelo escolar.
Carga horária: 20 e 30 horas, respectivamente
Mediação de literatura infantil digital
Descrição: contribui para que o adulto se torne capaz de realizar a mediação de livros infantis digitais de forma acolhedora, significativa e segura para a criança.
Carga horária: quatro horas
Escola Fundação Itaú
A plataforma da Escola da Fundação Itaú reúne mais de 120 cursos sobre educação, arte e cultura, destinados a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos são gratuitos, com certificação e oferecem modalidades autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. Para acessar, basta se inscrever no site: fundacaoitau.org.br/escola.