Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Conheça as publicações disponíveis no site do Itaú Social

O site do Itaú Social disponibiliza uma área com mais de 40 publicações com temáticas variadas, que contribuem para aprimorar o conhecimento, auxiliar na execução de projetos sociais e oferecer insumos e reflexões para a melhoria da educação pública. 

Conheça algumas publicações disponíveis:

 

Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Com o objetivo de colaborar para o aperfeiçoamento de projetos sociais e o aumento da eficiência das políticas sociais, a publicação traz o conceito e a prática da avaliação de projetos, facilitando o acesso a essa estrutura metodológica.

 

Organizações da Sociedade Civil – Uma parceria que transforma

A publicação destaca experiências bem sucedidas de parcerias entre organizações da sociedade civil e escolas públicas de todo o país. Elas foram organizadas para atender às demandas de educadores, tanto por conhecimento prático, como por reflexão teórica sobre o tema.

 

Diálogos sobre a Gestão Municipal – Câmaras Técnicas de Consórcios

O conteúdo visa incentivar os gestores municipais de uma região a descobrirem o que há de semelhante no trabalho que desenvolvem em suas cidades e a aprenderem com os colegas, estimulando a união de forças para a criação de ações que potencializem os recursos existentes e transformem a educação pública regional.

Também está disponível o guia de regime de colaboração entre estados e municípios no campo da educação, organizado pelo Movimento Colabora, do qual o Itaú Social é membro.

 

Novos fluxos na busca por oportunidades: trajetórias de jovens nas periferias da cidade

A partir de um processo de escuta empreendido com jovens, a pesquisa enfatiza a diversidade das periferias brasileiras e a influência do território para a juventude. São trazidos exemplos de redes que convidam os jovens para novas experiências, sobretudo no campo da educação, e também são abordados os motivos que levam a não participação em oportunidades de desenvolvimento. Também são organizadas recomendações para gestores e educadores de programas sociais e de políticas públicas.

 

Juventudes em Curso

Organizado pelo Itaú Social para uma formação com diferentes agentes sociais que atuam com juventudes, o caderno destaca referências teóricas relevantes sobre o tema e os coloca em diálogo com escutas realizadas com jovens, educadores, gestores de organizações sociais e pesquisadores.