Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Confira cinco cursos para contribuir com o planejamento de organizações sociais para 2022

Polo, do Itaú Social, oferece de formações em gestão, planejamento, acompanhamento e captação de recursos para projetos sociais


A chegada de um novo ano requer planejamento para que as ações no decorrer dos meses sejam realizadas com maior efetividade. Em 2022, a pandemia continua desafiando diversos setores da sociedade, ampliando as desigualdades. Para apoiar as organizações da sociedade civil, que exercem papel fundamental, o Itaú Social, por meio do Polo, destaca cinco cursos gratuitos de planejamento e gestão de projetos sociais.

Com mais de 100 mil usuários, a plataforma Polo oferece 42 formações on-line e certificadas destinadas a profissionais da educação e de OSCs. Os conteúdos são produzidos em parceria com instituições da área do ensino e do terceiro setor. 

As formações têm como proposta apoiar gestores e equipes pedagógicas e administrativas de OSCs na captação de recursos e no planejamento, acompanhamento e desenvolvimento de projetos sociais, confira:

  1. Autonomia e sustentabilidade financeira: busca oferecer estratégias de organização e captação de recursos para apoiar as OSCs no desenvolvimento de uma gestão financeira sustentável. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Via Social e tem duração de 15 horas.
  2. Avaliação econômica de projetos sociais e políticas públicas: com duração de 20 horas, a formação apresenta instrumentos e fórmulas que contribuem para mensurar o impacto social e o retorno econômico de OSCs.
  3. Bases para gestão de projetos sociais: o curso é baseado na metodologia Project DPro (Project Management for Development Professionals), que na prática sistematiza os conceitos e ferramentas da gestão de projetos para o contexto social, a fim de contribuir com uma maior profissionalização da gestão em OSCs. Tem duração de 16 horas e é desenvolvido em parceria com a Humentum.
  4. Planejamento de projetos sociais: o conteúdo aborda sobre planos de sustentabilidade e complementares, desenvolvimento de cronograma e orientação sobre o encerramento do projeto. A formação tem a parceria da Humentum e carga horária de 16 horas.
  5. Planejamento estratégico para OSCs: apresentado por Domingos Armani, sociólogo com mestrado em Ciência Política, o objetivo do curso é apoiar a elaboração do planejamento estratégico a partir dos elementos de visão e engajamento de pessoas. Duração de oito horas.

Conteúdo
O Polo também disponibiliza uma biblioteca de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos e pesquisas. A plataforma conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores no campo da educação, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação.

O Polo
Lançado em 2019 com o objetivo de promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação, o Polo superou a marca de 100 mil cadastrados na plataforma e, ao longo desse período, emitiu mais de 80 mil certificados para seus usuários.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.