Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Confira cinco cursos para contribuir com o planejamento de organizações sociais para 2022

Polo, do Itaú Social, oferece de formações em gestão, planejamento, acompanhamento e captação de recursos para projetos sociais


A chegada de um novo ano requer planejamento para que as ações no decorrer dos meses sejam realizadas com maior efetividade. Em 2022, a pandemia continua desafiando diversos setores da sociedade, ampliando as desigualdades. Para apoiar as organizações da sociedade civil, que exercem papel fundamental, o Itaú Social, por meio do Polo, destaca cinco cursos gratuitos de planejamento e gestão de projetos sociais.

Com mais de 100 mil usuários, a plataforma Polo oferece 42 formações on-line e certificadas destinadas a profissionais da educação e de OSCs. Os conteúdos são produzidos em parceria com instituições da área do ensino e do terceiro setor. 

As formações têm como proposta apoiar gestores e equipes pedagógicas e administrativas de OSCs na captação de recursos e no planejamento, acompanhamento e desenvolvimento de projetos sociais, confira:

  1. Autonomia e sustentabilidade financeira: busca oferecer estratégias de organização e captação de recursos para apoiar as OSCs no desenvolvimento de uma gestão financeira sustentável. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Via Social e tem duração de 15 horas.
  2. Avaliação econômica de projetos sociais e políticas públicas: com duração de 20 horas, a formação apresenta instrumentos e fórmulas que contribuem para mensurar o impacto social e o retorno econômico de OSCs.
  3. Bases para gestão de projetos sociais: o curso é baseado na metodologia Project DPro (Project Management for Development Professionals), que na prática sistematiza os conceitos e ferramentas da gestão de projetos para o contexto social, a fim de contribuir com uma maior profissionalização da gestão em OSCs. Tem duração de 16 horas e é desenvolvido em parceria com a Humentum.
  4. Planejamento de projetos sociais: o conteúdo aborda sobre planos de sustentabilidade e complementares, desenvolvimento de cronograma e orientação sobre o encerramento do projeto. A formação tem a parceria da Humentum e carga horária de 16 horas.
  5. Planejamento estratégico para OSCs: apresentado por Domingos Armani, sociólogo com mestrado em Ciência Política, o objetivo do curso é apoiar a elaboração do planejamento estratégico a partir dos elementos de visão e engajamento de pessoas. Duração de oito horas.

Conteúdo
O Polo também disponibiliza uma biblioteca de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos e pesquisas. A plataforma conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores no campo da educação, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação.

O Polo
Lançado em 2019 com o objetivo de promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação, o Polo superou a marca de 100 mil cadastrados na plataforma e, ao longo desse período, emitiu mais de 80 mil certificados para seus usuários.