Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Podcasts

Como começar

O programa "Como começar", do jornal Nexo, apresenta, em parceria com Itaú Social, a série “Como começar a ler para crianças”


A obra de
Ruth Rocha

Além do trabalho da autora, neste episódio discutimos que critérios levar em conta na hora de escolher um livro para uma criança. O entrevistado foi o escritor, roteirista e cronista Antônio Prata.

A obra de
Tatiana Belinky

Os clubes de leitura e as bibliotecas comunitárias são assunto do segundo episódio da série. Além disso, você vai conhecer a obra da autora Tatiana Belinky que também foi roteirista de programas infantis para a TV e responsável pelas primeiras adaptações de “O Sítio do Picapau Amarelo” para as telinhas. A entrevistada da edição é Heloisa Prieto, autora de mais de 80 livros infantis.

A obra de
Monteiro Lobato

Como lidar com obras que fazem parte do cânone da literatura e trazem mensagens inadequadas ou mesmo racistas? Essas são algumas das perguntas que permeiam o episódio com a entrevistada Heloisa Pires Lima, autora de livros infantis e pesquisadora de questões raciais envolvendo a obra de Monteiro Lobato.

A obra de
Lygia Bojunga

Conheça a obra da escritora de livros como “A Bolsa Amarela” e “A casa da madrinha” e ouça sobre a importância das ilustrações em livros infantis e infantojuvenis. A conversa do episódio é com a escritora e ilustradora Janaina Tokitaka.

A obra de
Eva Furnari

Descubra o trabalho da escritora brasileira de origem italiana que se destacou nos anos 1980 ao criar a personagem Bruxinha. Neste episódio, conversamos com o autor Ilan Brenman sobre a situação do mercado editorial infantil brasileiro.

A obra de
Ana Maria Machado

Lendo em voz alta para uma criança? Essa atividade vai além do ato da leitura, e há alguns fatores que podem torná-la mais proveitosa tanto para a criança como para o adulto. No episódio, um papo com Olívio Jekupé, autor de livros como “A mulher que virou Urutau”, “O saci verdadeiro” e “Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena”.

A obra de
Ziraldo

Lendo eTablets e celulares estão por toda parte. Desde que a pessoa nasce, aparece alguém para fotografar. Sem falar na TV e no computador. Nesse cenário, como estimular o hábito da leitura de livros em uma criança do século 21? A convidada da vez é a editora de livros infantis Mell Brites e o autor tema do episódio é Ziraldo.

A obra de
Angela Lago

Conheça o trabalho da escritora e ilustradora e saiba mais sobre a abordagem de temas difíceis como morte, bullying e violência em livros infantis. Nesta edição a entrevistada é Lúcia Hiratsuka, escritora e ilustradora, autora de livros como “Chão de Peixes” (2018), “Histórias guardadas pelo rio” (2018) e “Orie” (2014).