A continuidade das políticas educacionais é fundamental para alcançar os objetivos de melhoria da qualidade e de acesso nas redes de ensino. Com o propósito de apoiar na integração de novos dirigentes municipais de educação, equipes técnicas, prefeitos e prefeitas, que atuam em iniciativas de colaboração, o Itaú Social lançou a publicação “Transição de gestão em iniciativas de colaboração intermunicipal em educação”.
O documento, que sistematiza experiências da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, busca colaborar com a adoção de práticas que auxiliem na continuidade e no funcionamento das iniciativas de colaboração, como CTEs (câmaras técnicas de educação de consórcios intermunicipais), ADES (arranjos de desenvolvimento da educação) e colegiados ou fóruns de secretários.
“Ao dar visibilidade às experiências realizadas, dificuldades identificadas e às alternativas encontradas, pretendemos contribuir para que outras iniciativas possam adotá-las. Notamos que a transição de governo ou de gestão educacional com ênfase na colaboração intermunicipal ainda é um tema pouco explorado e incipiente, mas extremamente necessário dar continuidade à melhoria da educação”, destaca a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello, uma das organizadoras do documento.
A publicação está dividida em cinco partes:
- Conceito de transição de governo e de gestão na colaboração intermunicipal;
- Experiências de transição de gestão identificadas nas iniciativas intermunicipais de colaboração, a partir dos dois questionários – exploratório e em profundidade;
- Contexto e as ações de transição empreendidas pelas iniciativas selecionadas, sendo elas: ADE Granfpolis, ADE GE5, CTE Amvapa e ADE Chapada;
- Considerações finais – breve análise das principais descobertas.
O conteúdo é resultado do processo de escuta, diálogo e escrita realizado pelo Itaú Social em parceria com a Tríade Políticas Públicas com as iniciativas de colaboração intermunicipal apoiadas pelo Melhoria da Educação, que, desde 1999, fortalece as secretarias municipais de educação na sua capacidade de garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade.