Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Cidade Tiradentes (SP) recebe a 11ª edição do Jovens Urbanos

A partir desta segunda-feira, 11 de abril, terá início a 11ª edição do Programa Jovens Urbanos em Cidade Tiradentes, na capital paulista. É o segundo ano consecutivo que o Programa – realizado pela Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – atua neste território.  Adolescentes e jovens de 15 a 20 anos podem se inscrever diretamente nas organizações que abrigarão as atividades do Programa. É possível consultar a lista de endereços por meio do link https://educacaoeparticipacao.org.br/acontece/?categoria=evento.

O objetivo do Programa é proporcionar aos participantes a ampliação de seu repertório sociocultural e dar a eles elementos para que construam projetos a partir da premissa de desenvolvimento integral. Em 2016 a atuação do Jovens Urbanos foi intensificada em escolas da rede estadual de ensino. A ideia é que ampliação da participação de instituições do bairro fortaleça as ações de desenvolvimento juvenil promovidas pelo Programa. Outra novidade desta edição é a criação do Portfólio Jovem, uma ferramenta digital que dará apoio às ações previstas na metodologia do Programa.

A metodologia prevê atividades de exploração pela cidade, para ampliar os horizontes de território dos jovens; oficinas de curta duração em que os participantes experimentam diversas linguagens, como dança, fotografia, grafite, meio ambiente, moda, música, teatro, vídeo, entre outras, e a formulação e implementação de um projeto de intervenção no bairro onde vivem.