Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Ciclo de Conversas de mobilização social

A 28 dias da Copa do Mundo da FIFA 2014TM, a garantia dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros é um tema que ganha destaque no debate público, uma vez que o cenário aumenta os riscos de violações para esse público. Pensando nisso, a Fundação Itaú Social organizou neste mês o Ciclo de Conversas, evento com o objetivo de apresentar aos colaboradores do banco o cenário atual sobre os desafios brasileiros na área da infância e adolescência, além de mobilizá-los, mostrando como agir e atuar em prol da garantia desses direitos durante a copa.

O encontro contou com a palestra de Anna Flora Werneck, coordenadora da Chidhood Brasil, instituição internacional que contribui para a proteção e garantia da infância. Anna apresentou índices altos de infrações no país, comentou sobre os desafios de atuação nesse campo, principalmente no Brasil, onde a violência e a exploração sexual são fatores preocupantes. O passo a passo de como agir e quais os canais de denúncia também foram apresentados.

A Fundação vem realizando, por meio do programa Itaú Criança, diversas ações de mobilização social, entre elas uma campanha junto aos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCAs) das 12 cidades-sede da copa, na qual leva o mote “Ficar só na torcida não resolve. Entre em campo pelos direitos da criança e do adolescente”. A campanha é parte estratégica de uma agenda de convergência que está sendo realizada desde 2013 entre o governo federal, os Conselhos, a sociedade civil e instituições internacionais.