Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Ceará tem adesão total à Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

O Ceará adere em peso à Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Tanto a secretaria estadual de educação quanto todas as 184 secretarias municípios já realizaram a adesão à 5ª edição do Programa, realizado pela Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A inscrição das secretarias é uma das etapas mais importantes do processo, porque é só a partir dela que a participação dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública passa a ser efetiva. O prazo para as inscrições vai até 30 de abril.

O engajamento do Ceará se reflete nos resultados. Na última edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada em 2014, o Ceará colocou três textos entre os vencedores. Carlos Iury Holanda da Silva, aluno da EEFM Renato Braga, de Fortaleza, orientado pela professora Maria Helena Mesquita Martins, destacou-se com o artigo de opinião “Que rufem os tambores, não os tratores!”. Já a professora Tárcia Maria Gomes Martins, da EEEP Adelino Cunha Alcântara, da cidade de São Gonçalo de Amarantes, teve dois alunos entre os ganhadores: Ester Raquel Ferreira Araújo na categoria Crônica com o texto “Exclusividade” e Joyce Maria Almeida Correia com o Artigo de Opinião “O Oxente e o ok”.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como objetivo apoiar os docentes no aprimoramento de sua didática no ensino desta disciplina, desenvolvendo competências de escrita em seus alunos e contribuindo com a melhoria do ensino público.

O regulamento da Olimpíada e as informações sobre o processo de inscrição de professores e secretarias estão disponíveis no portal www.escrevendoofuturo.org.br.