Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

CBVE lança guia que orienta empresas a implantar programas de voluntariado

O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) lançou este mês a publicação Voluntariado Empresarial: do conceito à prática – um guia para orientar empresas a desenvolverem e implantarem programas de voluntariado no país. A publicação apresenta também a evolução do voluntariado no Brasil, conceitos e informações de como conceber um programa, incluindo modalidades, estratégias e práticas inspiradoras, com mais de 20 cases de sucesso de empresas associadas ao conselho.

A Fundação Itaú Social foi uma das organizações que contribuiu com o conteúdo da publicação, fornecendo informações sobre sua expertise na área de projetos estruturados de voluntariado (páginas 30 e 31) e capacitação de voluntários (páginas 48 e 49).

Os cases selecionados de empresas exemplificam diferentes formas de atuação dos programas praticados atualmente no Brasil e considerados referências, como o projeto TransformaAção Trainees, da Fundação Itaú Social, realizado pelo programa Voluntários Itaú Unibanco. A ação existe desde 2003, e visa disseminar a cultura de voluntariado entre os trainees, por meio de um programa amplo que inclui de forma estratégica os jovens em várias ações sociais do banco e, ao mesmo tempo, desenvolve a capacidade e as habilidades de cada um, por meio de encontros de formação, palestras motivacionais e supervisão de uma ação voluntária criada e coordenada pelos próprios trainees.

No guia, encontram-se exemplos de voluntariado praticados por outras empresas como Accenture, Atento, Carrefour, Gerdau, Grupo Fleury, Instituto C&A, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Unibanco, Petrobras, entre outras. Além de orientar e inspirar iniciativas, o objetivo é construir conhecimento sobre como conceber um programa de voluntariado empresarial para se obter resultados relevantes.