A palestra “Mário de Andrade: Administrar via cultura – revolução educativo-cultural na ex-paulicéia desvairada” abre o calendário do segundo semestre da Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho e Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo). O evento, na próxima quinta-feira, 4 de agosto, às 19 horas, é aberto para participação do público e será transmitido pelo YouTube.
A palestra será conduzida pelo professor Luiz Roberto Alves e irá refletir sobre a vida do poeta e sua atuação à frente do Movimento Modernista Brasileiro – recém-completado cem anos – que deu visibilidade a obras artísticas que valorizavam a cultura nacional.
A Cátedra foi lançada em 2019 com o objetivo de contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas. São oferecidos, gratuitamente, palestras, encontros, minicursos, livros, reportagens e vídeos que são disponibilizados no site e no YouTube.
Sobre o palestrante
Luiz Roberto Alves foi professor da educação básica pública por 23 anos. Atualmente é professor livre-docente e professor sênior da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP e professor titular da Universidade Metodista. Realiza pesquisas que concentra no período histórico brasileiro de 1920 a 1945, tratando do desdobramento modernista e das transformações das grandes cidades e o autoritarismo do Estado Novo.
Cátedra de Educação Básica
Palestra: Mário de Andrade: Administrar via cultura – revolução educativo-cultural na ex-paulicéia desvairada
Palestrante: professor Luiz Roberto Alves
Quando: 4 de agosto, quinta-feira, às 19 horas
Transmissão: canal de YouTube da Cátedra