Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Cátedra da educação básica promove cinco minicursos gratuitos em agosto

Conteúdo é transmitido pelo YouTube e abordará temas como avaliação, aprendizagem e formação docente


A Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Itaú Social e Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo), já iniciou a programação de minicursos no segundo semestre. No mês de agosto, serão tratados temas como avaliação, aprendizagem e formação docente. 

Voltados para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área, os webinários acontecem sempre das 19h às 21h30, às terças e quintas-feiras no canal da Cátedra no YouTube

Durante a transmissão, serão concedidos atestados de participação. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a live. Vale ressaltar que os cursos são independentes, ou seja, basta escolher o conteúdo desejado e assistir, não é necessário a visualização de workshops anteriores.

Confira a programação :

3 de agosto: As Ideias de Conhecimento Tácito, a Ideia de Indício e a

Multidimensionalidade na Avaliação – Nilson José Machado

1. Avaliação: mais do que uma medida, um juízo de valor. O conhecimento pessoal como um  iceberg explícito/tácito. Objetividade, subjetividade, contextos.

2. Estereótipos da avaliação: testes, problemas fechados, otimização, problemas abertos.

3. Para além das provas cabais: a ideia de indício. Classificação de obras de arte,

investigações policiais, psicanálise.

4. Multidimensionalidade da pessoa: espectro de competências e de instrumentos, portfólio.​​

5 de agosto: Aprendizagem Escolar e Formas de Abstração – Lino de Macedo

1. Por que aprender na escola implica em ser capaz de abstrair?

2. Significações de abstrair ou de abstração.

3. As formas de abstração segundo Piaget.

4. Etapas do processo de reflexionamento e o problema do reconhecer.​

17 de agosto: Cultura escolar e história da educação – Diana Vidal

O curso discorre sobre a reflexão acerca da conservação e da inovação em educação; a atenção à cultura material como elemento constitutivo das práticas escolares e a valorização dos sujeitos escolares como agentes sociais. Para tanto, o minicurso pretende abordar da discussão teórica à análise de fotografias e recorrer a exemplos tomados do estudo histórico sobre a escola pública em São Paulo no século XIX.​​

19 de agosto: Projeto de vida e escolha profissional – Herbert João, Francisco Cordão, José Fernando Rey

1. A finalidade da Educação é o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

2. “A Educação Escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social”.

3. O projeto de vida é tema gerador essencial à Educação Escolar, para fazer sentido ao educando, tanto no nível da Educação Básica, quanto no nível da Educação Superior.

4. O exercício do direito à profissionalização ilumina as trilhas de aprendizagem voltadas para as escolhas profissionais ao longo de toda a educação escolar.

5. O currículo do Ensino Médio, como etapa de conclusão da Educação Básica, é orientado, de modo articulado, pela BNCC e pelos projetos de vida inspiradores de escolhas profissionais.​​

31 de agosto: Licenciaturas Interdisciplinares: nova possibilidade na formação docente – Daniel Puig