Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Cadernos apresentam eixos prioritários na gestão de secretarias municipais de educação

Por meio do programa Melhoria da Educação, Itaú Social elabora guia para apoiar dirigentes e equipes técnicas no início da gestão


O programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, lançou os cadernos Práticas para uma boa gestão, que tem por objetivo apoiar os dirigentes municipais e equipes técnicas no início da gestão das secretarias de educação. O material foi formatado em quatro eixos prioritários, visando: a escolha da equipe, o reconhecimento do  funcionamento da pasta, preparação do início do ano letivo e a necessidade de contar com um plano estratégico.

Os cadernos ressaltam que a gestão que se inicia em 2021 terá desafios adicionais devido à pandemia de Covid-19. Os municípios estão perdendo parte do orçamento e ainda precisam se adaptar com mais gastos para os cuidados sanitários e com o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação.

Os cadernos contam com recursos como infográficos e tabelas para facilitar a compreensão, além de sugestões de leituras complementares e links para aprofundar o conhecimento sobre os diversos aspectos tratados. Sugere-se mesclar a leitura com dados da rede de ensino para concretizar ainda mais as necessidades do município. 

O programa

O Melhoria da Educação contribui com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade. Em seu site, estão disponíveis tecnologias educacionais, metodologias que buscam solucionar problemas identificados a partir de demandas reais dos municípios e territórios. Os gestores têm ainda à disposição a ferramenta de Autodiagnóstico da Rede de Ensino.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.