Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Avaré aprova Plano Municipal de Educação com participação social

Resultado concreto do Programa Melhoria da Educação no Município , a aprovação das metas do Plano Municipal de Avaré (SP) foi consolidada no dia14 de junho, em conferência aberta ao público, realizada no Instituto Federal de São Paulo – Campus Avaré.

Em parceria com a ONG Oficina Municipal , o programa atua desde o ano passado em dois consórcios municipais, o Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) e o Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa), somando 42 municípios participantes. A metodologia utilizada prevê que, ao longo de dois anos, os gestores e as equipes das secretarias municipais de educação sejam preparados para fazer um diagnóstico da situação local a partir da análise de indicadores sociais, com o objetivo de desenvolver e implementar Planos Municipais de Educação (PME). O processo de elaboração dos planos é feito de maneira participativa e envolve diferentes atores sociais.

Além da formação continuada de gestores, um dos propósitos do Programa Melhoria da Educação no Município é mobilizar a sociedade e ampliar o debate sobre as questões educacionais. A secretária de educação de Avaré, Lúcia Helena Lelis Dias, reafirmou esse compromisso ao afirmar: “É a primeira vez que Avaré abre uma conferência com a participação de toda a comunidade, envolvendo gestores, docentes e pais de alunos. A formulação do plano foi algo pleiteado pelos gestores e funcionários de cada unidade escolar, e isso traz mais credibilidade para a educação de Avaré”.

De acordo o Plano Nacional de Educação (PNE), recentemente aprovado pela Câmara e aguardando sanção da Presidência da República, estados e municípios têm o prazo de um ano para estabelecerem suas diretrizes e consolidarem seus planos. Com o objetivo de colaborar e fortalecer essa importante questão, a Fundação Itaú Social lançou a publicação Diálogo sobre Gestão Municipal: Passo a Passo do Plano Municipal de Educação para nortear a esfera municipal e apoiar a construção e revisão dos PMEs.