Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Avaliação de impacto social é tema de seminário da Fundação Itaú Social

Divulgar a cultura de avaliação de impacto como importante ferramenta na gestão de programas e projetos sociais. Esse foi um dos objetivos do Seminário Itaú de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, realizado na última sexta-feira (10/6) pela Fundação Itaú Social em São Paulo.

A primeira parte do evento gratuito foi pautada pelo estudo “Gestão escolar baseada em resultados: evidências para as escolas estaduais paulistas”, do especialista em avaliação de projetos do banco Itaú Rafael Sousa Camelo e da doutoranda em Economia pela Fundação Getúlio Vargas Priscilla Albuquerque Tavares.

O estudo analisou os resultados de um programa de apoio à gestão escolar, destinado às escolas com os piores indicadores educacionais, adotado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo entre 2007 e 2008. Conforme o levantamento realizado pela pesquisadora, a iniciativa impactou os estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental com baixo desempenho em matemática, provocando um aumento de 3.5 pontos na média do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

Segundo a pesquisadora, esses resultados podem estar associados a mudanças nos mecanismos de gestão e em algumas práticas pedagógicas, como a definição e o acompanhamento de metas, a diminuição das faltas dos professores, a construção de um espaço adequado para os educadores realizarem o planejamento das aulas e discutirem questões pedagógicas e a utilização de recursos audiovisuais durante as aulas.

Os resultados e as técnicas utilizadas do estudo foram comentados pelo coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Naercio Menezes Filho e pela especialista em gestão educacional da Fundação Itaú Social Patrícia Mota Guedes.

Na segunda parte do evento, o público pode conferir o resultado de dois trabalhos elaborados por ex-alunos do Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, ofertado gratuitamente pela Fundação Itaú Social. A gestora Shirley Mariano da Silva, da Associação Cultural Franciscana, apresentou a avaliação do “Centro Franciscano de acolhimento – serviço de convivência e fortalecimento de vínculos” e Lee Oswald Siqueira, da Fundação Orsa, apresentou a avaliação do “Projeto Geração Aprendiz – qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho”.