Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Assista à transmissão ao vivo do Ciclo de Debates em Gestão Educacional

Seminário ocorre no dia 11/12 e discute a relação entre artes, esportes e desenvolvimento integral, sobretudo em crianças e adolescentes

 

O Itaú Social promove no dia 11 de dezembro, o Ciclo de Debates em Gestão Educacional. Nesta edição é debatida a importância das artes, dos esportes e dos jogos no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Realizado desde 2011, o evento integra a agenda dos gestores de educação de todo o Brasil e reúne especialistas nacionais e internacionais do setor.

Assista à transmissão ao vivo nesse link. O seminário ocorre a partir das 8h30, na cidade de São Paulo. As inscrições presenciais estão esgotadas.  

O tema do Ciclo de Debates dialoga com a preocupação dos educadores sobre como promover a educação integral das crianças e adolescentes, ou seja, o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural.

Para falar sobre o assunto, a convidada internacional é a neurocientista Adele Diamond, da Universidade de British Columbia, do Canadá. As pesquisas dela ressaltam o valor das artes, dos esportes e do brincar na educação.

Apontada como uma 15 neurocientistas vivas mais influentes da atualidade, Adele Diamond fala sobre as funções executivas do cérebro (aquelas que auxiliam no planejamento, na realização de ações e no controle de respostas impulsivas) e habilidades cognitivas sofisticadas que envolvem raciocínio.

No evento, o professor brasileiro da Universidade de Cambridge, Flavio Comim, apresenta a metanálise “Artes e Esportes: relação com o desenvolvimento integral”, realizada a partir de mapeamento de todos os artigos publicados nos periódicos especializados em educação da instituição nos últimos dez anos. O trabalho examina e sistematiza o que a literatura contemporânea especializada em educação diz sobre a relação entre artes, esportes e desenvolvimento humano integral, com foco em crianças do ensino fundamental.

Outro convidado é o educador Lino de Macedo, da Universidade de São Paulo (USP). Psicólogo especializado em Jean Piaget, pesquisa sobre o valor dos jogos como recurso de observação e promoção dos processos de aprendizagem. Lino também é membro da Cátedra de Educação Básica do Itaú Social e do Instituto de Estudos Avançados da USP.

O Ciclo de Debates terá a moderação da superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, e da gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Patrícia Mota Guedes.

 

Redes de Territórios Educativos

No período da tarde, entre 14h30 e 16h30, o Ciclo de Debates traz um painel sobre o programa Redes de Territórios Educativos, desenvolvido pelo Itaú Social com o objetivo de aproximar e promover o trabalho conjunto entre os diversos atores do território para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Em parceria com o CIEDS  – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, propõe a articulação entre organizações da sociedade civil (OSCs), secretarias (educação, desenvolvimento social, saúde, cultura) e seus equipamentos: escolas públicas, centros de referência de assistência social, postos de saúde, conselhos de direitos, empresas locais, entre outros.

Os coordenadores do programa em São Luís (MA), Aquiraz (CE) e Várzea Grande (MT) apresentam a realidade destes locais. Adele Diamond, que esteve nos territórios em eventos que compuseram o Ciclo de Debates, participa do painel.   

Confira mais detalhes da programação.