Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Assista à transmissão ao vivo da final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Cerimônia de premiação ocorre na próxima segunda, em São Paulo. Ao todo, concorrem 173 alunos e seus professores

 

Está chegando a etapa mais esperada da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa: a revelação dos 28 vencedores nacionais. Na próxima segunda-feira, 9/12, às 19 horas, ocorre a cerimônia de premiação na Sala São Paulo, espaço para concertos na capital paulista. Ao todo, participarão 173 alunos e seus professores de todas as regiões do Brasil, finalistas das cinco categorias: Crônica, Memórias Literárias, Poema, Documentário e Artigo de Opinião.

O evento pode ser assistido ao vivo pelo Facebook e pelo site do canal Futura.

A edição deste ano da Olimpíada se iniciou em fevereiro, quando foram abertas as inscrições para professores e alunos da rede pública. O concurso recebeu 171.035 inscrições de todos os estados e teve adesão de 87,5% dos municípios brasileiros – total de 4.876 cidades. O concurso contou com diversas etapas, com períodos para realização de oficinas em sala de aula e fases eliminatórias por escola, município, estado e região.

Conheça os finalistas de cada categoria.

 

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o MEC (Ministério da Educação), sob coordenação técnica do Cenpec. (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O tema da 6ª edição concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais e homenageia a escritora Conceição Evaristo, que estará presente na cerimônia de encerramento.