Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Aprender brincando: Itaú Criança promove mediação do brincar na Semana Mundial do Brincar 2016

Brincadeira faz parte da infância. Apesar de parecer uma obviedade, é preciso ter atenção para garantir esse direito às crianças. A experiência lúdica, além de proporcionar diversão e bem estar, promove também o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social, o acesso à cultura e favorece a comunicação.

Acreditando na relevância dessa experiência e reconhecendo o Brincar como um território que precisa ser garantido para as crianças, a Fundação Itaú Social passa a investir, em 2016, em ações de voluntariado com essa abordagem. Por meio do Programa Itaú Criança, traz a mediação do brincar como um novo convite. A formação dos primeiros voluntários aconteceu em março e abril e agora, na Semana Mundial do Brincar, acontecem os eventos lúdicos nos dias 21, 22 e 28 de maio. As atividades serão realizadas em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e em escolas do Programa Escola da Família,  na cidade de São Paulo.

A Semana Mundial do Brincar, que ocorre desde 2009, é organizada pela Aliança pela Infância e terá, neste ano, o tema “O Brincar que Encanta o Lugar” – remetendo à possibilidade de transformação de espaços públicos em locais para convivência e brincadeiras.