Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Ainda dá tempo para destinar parte do seu imposto de renda para projetos sociais

A custo zero, 3% do imposto pode ser aplicado em projetos de educação, cultura, saúde, entre outras áreas


Termina na próxima segunda-feira, 31 de maio, o prazo para o contribuinte entregar a Declaração de Imposto de Renda de 2021. Essa é a última chance para a destinação, sem custos, de 3% do imposto devido para projetos sociais.

Quando o contribuinte opta pelo modelo completo e faz a destinação, o valor é repassado para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), dentre as cidades habilitadas. 

Está na dúvida em qual município ajudar? Confira nossas indicações de conselhos atuantes

Fazer a destinação não altera o seu imposto devido, não se preocupe. Caso tenha um valor a receber, é preciso antecipar o pagamento da doação, mas na restituição o dinheiro volta para você. Caso tenha um valor a pagar, também é necessário antecipar o pagamento da doação, e após isso, basta quitar a diferença entre o valor doado e seu imposto devido.

Conselhos

Os recursos do FDCA são gerenciados pelos CMDCAs (Conselhos dos Direitos da Criança e da Adolescência). Compostos por representantes de organizações da sociedade civil e do governo, os Conselhos são responsáveis por propor e acompanhar as políticas públicas, além de ações voltadas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes em suas regiões.

Após uma análise local, o conselho produz um plano de ação para aplicar os recursos do Fundo em iniciativas/organizações sociais, que vão realizar os projetos sociais em conformidade com os requisitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Confira os projetos contemplados pelo Edital FIA em 2020