Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Ação Voluntária Itaú Criança

Mais de 100 colaboradores do Itaú de todo o Brasil, voluntários em ações que mobilizam a sociedade para garantir direitos da criança e do adolescente, participaram do Encontro Nacional Itaú Criança, realizado em 21 e 22 de agosto, em Guarulhos (SP). Os participantes receberam informações sobre como incentivar as campanhas de destinação do Imposto de Renda para os fundos dos direitos das crianças e adolescentes e passaram por uma capacitação em mediação de leitura.

“O encontro ampliou nossas expectativas quanto ao projeto. Estamos voltando com muitas ideias para incentivar mais colaboradores a participar e contribuir com o Itaú Criança”, afirma a colaboradora Ângela Lopes Ziggiatti, de Campinas (SP). Para Vânia Santos Costa Nunes, voluntária do Itaú Criança desde 2006, em Campo Grande (MT), participar da atividade é como “recarregar baterias”. “Aqui tenho novas ideias e posso compartilhar experiências”, afirma.

Depois das oficinas, palestras e dinâmicas, os colaboradores colocaram em prática o que aprenderam sobre mediação de leitura.  Aproximadamente 400 crianças de 1 a 12 anos de idade atendidas em três unidades do Núcleo Batuíra Serviço de Promoção da Família e na ONG Lar da Irmã Celeste acompanharam a leitura de livros, cantaram e se divertiram com a ação realizada. A biblioteca Itaú Criança 2013, composta de 100 títulos de literatura infanto-juvenil, foi entregue a cada organização.

No encerramento, os voluntários compartilharam percepções da interação com as crianças. “Foi uma surpresa termos ido a uma instituição para a prática da leitura. Sinto-me capacitada para levar todo esse conhecimento para os meus colegas”, disse Ilza Moraes de Assunção, de Campinas (SP).