Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Abertas as inscrições para seminário sobre Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade

Marcado para o dia 28 de setembro, o encontro integra o ciclo “A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes” da Cátedra de Educação Básica

No dia 28 de setembro, a partir das 9 horas, acontece em São Paulo o seminário Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade. O encontro integra o ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes da Cátedra de Educação Básica, iniciativa do Itaú Social em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

Professores, coordenadores pedagógicos e diretores de organizações da sociedade civil podem se inscrever gratuitamente até o dia 16 de setembro. O evento ocorre no Auditório IEA, localizado na Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo. Também haverá transmissão ao vivo do evento.

Na abertura, o professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar de Almeida Filho, fará palestra abordando o tema título do encontro. A mediação será do professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente Universidade de São Paulo (IEE-USP), José Eli da Veiga.

Na sequência, serão realizadas três oficinas de trabalho que aprofundarão as temáticas “Linguagem, Matemática e Tecnologia”, “Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Cultura” e “Vivência dos conteúdos na Educação Infantil”.

Lançada no início desse ano, a Cátedra de Educação Básica tem o objetivo de contribuir com as políticas de formação e reconhecimento dos professores das redes públicas. No dia 31 de agosto, ocorreu o primeiro encontro deste ciclo, sobre Escola, Diversidade e Equidade. Até o final do ano estão programados outros dois encontros.

Confira a programação completa do segundo seminário:

09h: Boas-vindas aos participantes
09h10: Relato de experiências
09h40: Escola: fragmentação disciplinar e transdisciplinaridade
Exposição: Naomar de Almeida Filho
Mediação: José Eli da Veiga

10h20: Debate

11h: Intervalo e transferência de espaço
11h20: Atividades temáticas:
Linguagem, Matemática e Tecnologia
Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Cultura
Vivência dos conteúdos na Educação Infantil

12h30: Almoço

14h: Trabalho coletivo*
Cada grupo temático para proposta de práticas a serem adotadas nas escolas. O trabalho será mediado pelo professor responsável pelo tema. Cada grupo temático deverá indicar um porta-voz para expor o produto de seu trabalho à plenária

15h30: Intervalo e transferência de espaço
15h50: Apresentação dos grupos temáticos e debate com a plateia
16h50: Comentários sobre os trabalhos apresentados e fechamento das atividades do dia