Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Itaú Social lança o programa Redes em Foco, que fortalece ações colaborativas entre organizações sociais

Iniciativa oferece percurso formativo e apoio técnico e financeiro para as redes de organizações da sociedade civil que tenham atuação na área da educação


O Itaú Social acredita que a atuação da sociedade civil em rede é capaz de contribuir para  a melhoria da educação no Brasil, e para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Neste sentido, o programa Redes em Foco visa contribuir com redes de organizações da sociedade civil para o enfrentamento dos seguintes desafios educacionais nas linhas de atuação. 

O programa selecionará até seis redes colaborativas para oferecer percurso formativo e apoio financeiro para um diagnóstico participativo sobre a educação pública. 

Cada rede deve ser formada por três ou mais OSCs de um mesmo município com o objetivo de elaborar um plano de ação, a partir da realização de um diagnóstico social participativo, buscando a melhoria da educação no território. A divulgação das redes selecionadas está prevista para o dia 20 de junho.

As iniciativas propõe ações para, ao menos, um dos seguintes temas:

  • Acesso e permanência escolar: mitigar e reduzir o abandono e evasão escolar entre crianças e adolescentes;
  • Diversidade racial e/ou equidade de gênero na educação: desenvolver ações educacionais afirmativas em prol da valorização racial e da equidade de gênero;
  • Inclusão digital: promover capacitação técnica e democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação;
  • Letramento: desenvolver ações que contribuam para o letramento de crianças e adolescentes, apoiando-as a se apropriarem e fazerem uso de leitura, escrita e/ou matemática nas situações cotidianas.

No primeiro momento, as redes selecionadas participarão de um percurso formativo no qual terão um acompanhamento técnico on-line, receberão consultorias individualizadas, além de promover encontros entre as redes participantes. Também ocorrerão visitas técnicas presenciais do Itaú Social e o apoio técnico e financeiro para realização do diagnóstico.

Este ciclo deve durar até dezembro de 2022, resultando na consolidação do plano de ação que as redes realizarão em seus territórios nos próximos dois anos. Para contribuir com a iniciativa, as redes selecionadas receberão apoio técnico e financeiro do Itaú Social.

Requisitos

  • Redes de OSCs que receberam o convite do Itaú Social
  • Redes de no mínimo três OSCs disponíveis para participar das ações do Programa Redes em Foco; 
  • Redes que possuam pelo menos uma OSC com CNPJ ativo e que esteja com situação fiscal regular; 
  • Redes interessadas em atuar em pelo menos uma das linhas de atuação do programa.

As organizações integrantes da rede terão que realizar uma reunião de alinhamento entre elas para decidir sobre a participação no programa. A próxima etapa é a entrevista com o Itaú Social para que, então, realizem o registro de inscrição por meio do formulário eletrônico.

Serviço: Redes em Foco
Quando: de 30 de maio até às 23h59 do dia 13 de junho
Resultado: 20 de junho