Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

A importância dos pais na vida escolar dos filhos

Com o fim das férias, chega o momento de dedicar-se a um novo ano letivo. Este período não altera apenas a rotina dos alunos, a família também precisa se adequar e acompanhar a vida escolar. Diversos estudos confirmam o quanto a participação dos responsáveis é importante: quanto maior a proximidade, melhor o desempenho e maior a valorização das oportunidades de aprendizagem.

Para incentivar essa relação, algumas estratégias têm se destacado. Em Santos (SP), a tecnologia está sendo empregada para agilizar a comunicação entre escola e família. Por meio do Programa Coordenadores de Pais, realizado pela Fundação Itaú Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e coordenação técnica do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), foi adotado recentemente o aplicativo ClassApp.

Para as famílias, o uso da ferramenta foi uma grande inovação e tornou o contato com os educadores mais rápida e prática. Pesquisa realizada junto às famílias das escolas participantes do projeto piloto aponta que elas se sentem mais participantes do dia a dia dos estudantes, recebem mais informações, dicas de aprendizado e, consequentemente, conseguem acompanhar mais de perto as atividades.

O Programa Coordenadores de Pais procura fazer a ponte entre escola, família e comunidade. Por meio de visitas domiciliares, os profissionais reforçam a importância do acompanhamento das atividades das crianças e jovens, sendo nas tarefas do dia a dia ou na participação em eventos promovidos pela escola; incentivam o contato direto com a direção escolar e os professores; além verificarem de perto os casos de faltas recorrentes, para evitar o abandono escolar.