Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos

Todos os pais podem participar das horas de estudos dos filhos e esta interação deve ocorrer mesmo que não saibam ou não lembrem o conteúdo dos estudos. Visando uma maior aproximação entre os pais e a vida escolar dos filhos, a Fundação Itaú Social desenvolve, através do Programa Relação Família-Escola, estratégias que reforçam a importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos.

Com a aproximação do Dia da Família, em 15 de maio, abordar o tema escolar é fundamental, já que a participação da família na educação dos filhos é peça-chave para um avanço do processo educacional. Uma Pesquisa Nacional sobre o Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação do Brasil detectou que o segundo maior problema enfrentado durante a gestão é a ausência de pais e mães durante o processo escolar.

Esse diagnóstico mostra o quanto é importante a família acompanhar a lição de casa, checar o boletim escolar, acompanhar as reuniões, independentemente da idade dos estudantes. Nessa mesma pesquisa, os professores consideraram que o relacionamento com as famílias é um dos fatores mais importantes para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, incluindo sua participação em atividades, eventos e tarefas propostos pela escola.

Outra pesquisa realizada em 2012 pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) apontou que a articulação de estratégias de aproximação família-escola com outras políticas educacionais contribui para melhorar qualidade e promover equidade. Com isso, a pesquisa sugere alguns caminhos que as escolas devem seguir para obter maior envolvimento dos pais, como estimular e apoiar o acompanhamento das tarefas escolares, investir na comunicação com as famílias, não só em situações negativas, criar estratégias de aproximação para pais menos engajados e ajudar a esclarecer quais são as expectativas dos pais em relação à educação de seus filhos.